Justiça do Trabalho paralisa fábrica da Braskem que causou vazamento de cloro em AL

Unidade teve dois acidentes no mês de maio, que causaram intoxicação respiratória em moradores e ferimentos em funcionários…





Estadão 

O juiz da 2ª Vara do Trabalho, Sérgio Roberto Queiroz, acatou pedido de liminar de ação cautelar do Ministério Público do Trabalho (MPT) e determinou a paralisação da produção da unidade de Cloro Soda da Braskem em Maceió (AL). A decisão judicial, tomada nesta terça-feira, 31, e publicada nesta quarta-feira, 1, no site do MPT, tem pouco efeito prático neste momento, uma vez que a fábrica permanece com as operações paralisadas desde o final de semana do dia 22 de maio e ainda não têm prazo para reinício de atividades.

A decisão também não impõe restrições aos serviços de manutenção de equipamentos e da segurança das instalações, assim como o transporte da matéria-prima já produzida e armazenada (dicloroetano) para as plantas industriais do Pólo de Marechal Deodoro (AL) e da Bahia, onde o insumo é transformado em PVC. Esse entendimento poderá ser revisto caso ocorram novos acidentes no local. "Os serviços ou atividades excepcionados devem ser imediatamente suspensos na hipótese de novo acidente ou de ser detectada sua iminência", destacou o juiz, conforme consta no portal eletrônico do MPT.