Jurídico do Sindipetro ES alerta sobre cobrança retroativa da AMS

O setor jurídico do Sindipetro-ES está recebendo reclamações de filiados aposentados que receberam uma carta da Saúde Petrobrás (AMS) informando que a partir de outubro deste ano passará a ser descontado de seus benefícios um valor referente à parcela do Grande Risco. Tal valor não teria sido cobrado de forma correta desde a data da aposentadoria, por erro da empresa.

O Sindipetro/ES se compromete a reunir todos os esforços necessários para evitar que esta cobrança de retroativo seja efetivada. O sindicato já tem uma Ação Coletiva contra cobranças retroativas da AMS. É a mesma ação em que foi concedida a liminar para manutenção da margem de 13% dos rendimentos mensais. Esperamos que a sentença seja favorável para impedir descontos salariais de parcelas retroativas, inclusive de Grande Risco.

Aqueles que estão sendo beneficiados pela margem de 13%, em sua maioria, não sofrerão descontos maiores, com essa medida, a partir deste mês. Isso porque a margem não absorverá esses valores. No entanto, o setor jurídico do sindicato está recebendo os documentos de nossos filiados que foram importunados com essa carta da AMS, com o intuito de verificar a necessidade de adotar medida judicial.

Aposentados e pensionistas que receberam a carta da Saúde Petrobrás, informando que um novo desconto será iniciado neste mês (outubro de 2021), podem enviar os documentos para o email [email protected].

É preciso enviar:

– A carta da empresa, frente e verso

– Os extratos da AMS de 08/2021 e 09/2021

– Os contracheques da Petros e do INSS de 07/2021, 08/2021 e 09/2021

[Da imprensa do Sindipetro ES]