O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) tem nova diretoria técnica. O sociólogo Mahatma Ramos dos Santos e a economista Ticiana Alvares substituirão Rodrigo Leão e William Nozaki, que dirigiram o Instituto desde a sua criação, em 2018.
O Ineep reafirma o seu compromisso com a produção de conhecimento sobre a indústria de óleo, gás e biocombustíveis para a sociedade civil, contribuindo, desta forma, para a reflexão técnica junto a sociedade civil, fundações, universidades, movimento sindical e entidades parceiras. Segurança e soberania energética, autossuficiência em derivados, coordenação setorial estratégica e garantia de abastecimento para o mercado de combustíveis seguirão no centro da produção do Instituto.
Os novos diretores
Santos é mestre em Sociologia no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ), pesquisador do Ineep e do núcleo de pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DTA-UFRJ). Já fazia parte da equipe do Ineep, onde tem se dedicado aos temas financeiros e operacionais da indústria de óleo e gás natural.
Ticiana é doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política PEPI-UFRJ. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especializou-se em Estudos Estratégicos Internacionais Contemporâneos pelo PPGEEI-UFRGS. Integra-se ao Ineep como pesquisadora, assumindo também a função de diretora técnica.
Leão e Nozaki participaram da equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assumirão novas funções fora do Ineep.
[Por Ineep]