José Maria Rangel vence o primeiro turno! Eleição recomeça dia 01 de fevereiro

 

FUP

O atual conselheiro eleito e diretor de Saúde e Segurança da FUP, José Maria Rangel, venceu o primeiro turno da eleição para a vaga dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás. Ele conquistou 4.127 votos e disputará o segundo turno com Sílvio Sinedino (AEPET), que obteve 2.395 votos. A eleição será retomada no dia 01 de fevereiro e prossegue até o dia 09 de fevereiro. Ao todo, 94 candidatos disputaram a vaga dos trabalhadores no CA da Petrobrás. José Maria obteve 30,33% dos votos válidos e o segundo colocado, 17,60%.

A FUP e seus sindicatos agradecem os votos conquistados por José Maria Rangel e parabeniza todos os candidatos que participaram do pleito, bem como os trabalhadores que valorizaram essa importante conquista que é eleger democraticamente seu representante para o principal órgão decisório da Petrobrás.  No segundo turno da eleição, vamos ampliar a participação dos trabalhadores nesse processo decisório e garantir mais um mandato classista, através da reeleição de José Maria Rangel. 

Veja aqui a entrevista de Zé Maria à Rádio-NF

Trabalhadores no CA, uma conquista histórica!

A participação de um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração de empresas públicas é uma recente conquista da classe trabalhadora e, em especial, da FUP, que desde a sua fundação luta pela democratização da gestão da Petrobrás. Pleito que foi levado pelos petroleiros ao presidente Lula, logo após a sua eleição, em 2002.

No dia 29 de dezembro de 2010, após dois anos de tramitação no Congresso Nacional, foi sancionada a Lei nº 12.353, que assegura o direito de trabalhadores elegerem um representante do Conselho de Administração de empresas públicas, sociedade de economia mista, subsidiária e suas controladoras em que a União detenha maioria do capital social. Foi a resposta do então presidente Lula a uma reivindicação histórica da classe trabalhadora, principalmente dos petroleiros, que, através da FUP e de seus sindicatos, tanto lutaram pela democratização da gestão da Petrobrás.