Jornalista que ofendeu petroleiros é condenado em ação movida pela FUP

A juíza Simone Gastesi Chevrand, da 25ª Vara Civil do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou o jornalista Marcelo Rezende e a Rede Record de Televisão a indenizarem os trabalhadores da Petrobrás em R$ 200 mil por danos morais coletivos, após chamá-los de “bandidos arrumados” durante uma edição do programa policial “Cidade Alerta”.

As acusações feitas por Marcelo Rezende foram ao ar no dia 12 de maio de 2015, quando ele comentou uma reportagem sobre impunidade e, de forma leviana, ofendeu os petroleiros em cadeia nacional com a seguinte declaração: “(…) o cara pode dar sorte, se ele for um bandido mais arrumado vai trabalhar na Petrobrás”.

As declarações do jornalista foram veementemente repudiadas pela FUP, que ingressou com ação por danos morais coletivos contra ele e a TV Record. “O direito à liberdade de imprensa é amplo, mas não admite abusos”, ressaltou a Federação na ação,  destacando que “a reparação civil, por si só, não tem o condão de suprimir ou mesmo minimizar a lesão ocasionada, uma vez que atingiu a integridade e a honra de uma categoria inteira de profissionais”.

Em sua sentença, a juíza Simone Gastesi afirmou que a declaração feita por Marcelo Rezende foi “caluniosa e absolutamente despropositada”, destacando que o que se verifica “é a maledicência lançada em caráter nacional, desvinculada do legítimo propósito de informar”.

Como cobrado pela FUP na ação, os valores referentes à indenização serão revertidos à Petros, Fundo de Pensão dos trabalhadores, aposentados e pensionistas do Sistema Petrobrás. Além disso, a TV Record e o jornalista têm prazo de 24 horas para se retratarem em cadeia nacional.

Esperamos que essa condenação sirva, não só, para reparar as ofensas que os petroleiros vêm sendo rotineiramente vítimas por parte da mídia corporativa, como, principalmente, para que os meios de comunicação de massa passem a exercer com responsabilidade a função de informar ao público com isenção e respeito a todos os trabalhadores.

“Precisamos dar um basta aos ataques da mídia que, em sua sanha de desmoralizar a Petrobrás, transformou os petroleiros em alvo de calúnia, injúria e difamação. É inadmissível o que a imprensa vem fazendo, ao tentar confundir a opinião pública com o objetivo escuso de criar na sociedade o sentimento de que na Petrobrás só tem corrupto. Os trabalhadores não podem ser criminalizados por erros cometidos pelos gestores que roubaram a empresa”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos da FUP, Leornardo Urpia.

A Ação da FUP tramita na 25ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, sob o número 0242621-98.2015.8.19.0001.

FUP