Jornalista lança ” A outra história do mensalão” hoje em São Paulo

CUT

Neste livro, ‘A Outra História do Mensalão – As contradições de um julgamento político, o jornalista Paulo Moreira Leite ousa afirmar que o julgamento do chamado mensalão foi contraditório, político e injusto, por ter feito condenações sem provas consistentes e sem obedecer a regra elementar do Direito segundo a qual todos são inocentes até que se prove o contrário.

Os acusados estavam condenados – por aquilo que Moreira Leite chama de opinião publicada, que expressa a visão de quem tem acesso aos meios de comunicação, para distinguir de opinião pública, que pertence a todos – antes do julgamento começar. Naquele que foi o mais midiático julgamento da história brasileira e, possivelmente, do mundo, os juízes foram vigiados pelo acompanhamento diário, online, de todos os seus atos no tribunal. Na sociedade do espetáculo, os juízes eles se digladiaram, se agrediram, se irritaram e até cochilaram aos olhos da multidão, como num reality show.

Este livro contém os 37 capítulos publicados pelo autor em blog que mantinha em site da revista Época, durante os quatro meses e 53 sessões no STF. A estes artigos Moreira Leite acrescentou uma apresentação e um epílogo, procurando dar uma visão de conjunto dos debates do passado e traçar alguma perspectiva para o futuro.

 

Lançamento

18 de março – segunda-feira – 19h00

A Outra História Mensalão: contradições de um julgamento político – Paulo Moreira Leite

Livraria Cultura – Conjunto Nacional

Av. Paulista, 2073 – Bela Vista, 01311-940 São Paulo