João Pedro Stédile abre congresso dos petroleiros nessa quarta

 

Sindipetro-NF

Começa nesta quarta, 24, o 9º Congresso Regional dos Petroleiros do Norte Fluminense – Congrenf. O evento segue até sábado, 27, no teatro da sede do Sindipetro-NF, em Macaé.  João Pedro Stédile, um dos mais importantes líderes nacionais e fundador do MST e ativista da Via Campesina realizará a palestra de abertura às 19h.

Formado em economia pela PUC do Rio Grande do Sul e pós-graduado pela Universidade Nacional Autônoma do México, Stédile assessorou a Comissão Pastoral da Terra e a Secretaria de Agricultura do estado gaúcho. Recentemente, o militante social recebeu a medalha do Mérito Legislativo, do Congresso Nacional. A palestra de abertura é aberta ao público. As demais atividades são restritas aos delegados.

Esse ano, o Congrenf terá como tema “A crise e os desafios dos trabalhadores na indústria do petróleo” e reunirá representantes das unidades marítimas e bases de terra do Norte Fluminense.  Os participantes do Congresso Regional dos Petroleiros discutirão a conjuntura,  Petrobrás 100% pública, a reforma da Lei 5811, Saúde e Segurança e as reivindicações dos petroleiros da Bacia de Campos para o Acordo Coletivo do Sistema Petrobrás.

As propostas tiradas nesse Congresso Regional são encaminhadas à Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros, que reúne representantes da categoria de todos país. Dessa plenária que saem as principais bandeiras de luta da categoria em nível nacional.

 

Confira abaixo um resumo da programação:

 

Dia 24/04/2013

18h – Abertura do Congrenf 2013 com Mística do MST

19h às 21h –  A conjuntura nacional e os desafios da classe trabalhadora com João Pedro Stedile – Economista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Diretor Nacional do MST.

 

Dia 25/04/2013

08h às 12h – Credenciamento dos Delegados

08h às 09h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno do Congrenf

09h45 – Mesa 1 – A atuação dos órgãos fiscalizadores na indústria do petróleo

14h – Mesa 2: A degradação do ser humano: saúde mental e penosidade

 

Dia 26/04/2013

08h –Mesa 3: Os possíveis caminhos para o fim da terceirização: qual o papel da regulamentação?

10h – Mesa  4: A reforma da lei 5811: avanço ou retrocesso

11h45min – Mesa  5: A Petrobras 100% pública: o fim dos leilões e a retomada do monopólio

15h30min às 17h – Mesa  7: Negociação coletiva na Petrobras: elementos da conjuntura econômica e histórico das negociações

 

Dia 27/04/2013

08h – Discussão: Apontamento e sistematização das propostas de pauta para Acordo Coletivo de Trabalho do Sistema Petrobrás

11h – Definição das formas de lutas

12h – Votação das propostas e eleição dos delegados ao III Plenafup