Investimento em educação do Governo Federal atinge meta de 5% do PIB e é o maior da história

O investimento público direto em educação, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), chegou a 5% no Brasil e alcançou a meta proposta…





Secom

O investimento público direto em educação, em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), chegou a 5% no Brasil e alcançou a meta proposta para este ano. O valor representa 1% a mais do que foi investido até 2003 e é o maior já registrado na história do País. Os dados, referentes ao ano de 2009, são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Agora, estamos ficando alinhados com o que ocorre nos países desenvolvidos”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. A comparação se refere ao padrão de investimento dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que fica em torno de 6% do PIB.

O ministro apontou ainda que todo o incremento, em relação aos anos anteriores, ficou com a educação básica. Neste ano, o investimento na etapa alcançou 4,3% do PIB, enquanto o percentual destinado à educação superior chegou a 0,7%.

Mesmo com a diferença, a distância entre o investimento na educação básica e na educação superior, por aluno, continua em processo de redução, de acrdo com o ministro. Em 2000, a diferença era de 11 vezes, enquanto que, em 2009, caiu para 5,1 vezes.

Série histórica – O maior salto no investimento público em educação relativo ao PIB se deu em 2006, quando passou de 3,9% no ano anterior para 4,3%. Nos anos seguintes, o percentual subiu para 4,5%, 4,7%, até chegar ao patamar dos 5% em 2009.

No cálculo do investimento público em educação relativo ao PIB, não estão incluídas as despesas com aposentadorias e pensões, bolsas de estudo e financiamento estudantil. Os dados referem-se à destinação de recursos consolidada do governo federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.