Interdição da P-33 reforça importância da luta por segurança

Os petroleiros têm uma luta histórica por preservação de vidas e por um ambiente de trabalho sem riscos..





Imprensa da FUP

As mobilizações e denúncias dos petroleiros da Bacia de Campos sobre as péssimas condições de segurança das plataformas da Petrobrás repercutiram nacionalmente e levaram a ANP a interditar a P-33. A decisão histórica e singular na indústria nacional de petróleo, além de servir de alerta e pressão para que as empresas do setor priorizem a segurança e zelem pela vida de seus trabalhadores, reafirma o poder de mobilização dos petroleiros.

Há décadas, a categoria denuncia a situação precária de segurança nas unidades da Petrobrás e nas empresas privadas. Na sexta-feira, 20, uma explosão gravíssima na Repar poderia ter matado dezenas de trabalhadores, que, por sorte, escaparam com vida (clique aqui). Sorte que não tiveram os 283 trabalhadores mortos em outros acidentes na empresa nos últimos 15 anos. A maioria deles eram terceirizados: 228!

Estamos, portanto, lutando por preservação de vidas e por um ambiente de trabalho sem riscos. Uma luta que deve ser priorizada pela categoria e unificar trabalhadores próprios e terceirizados na busca incessante por segurança. É uma briga árdua e constante, que passa, necessariamente, por mudanças profundas e estruturais na gestão de SMS da Petrobrás e na forma como a empresa lida com a terceirização.

Esta foi uma das questões discutidas pelo Conselho Deliberativo da FUP, que integrou ao calendário de lutas da campanha salarial a continuidade das mobilizações por segurança e a intensificação de ações sindicais que denunciem os riscos que os trabalhadores correm diariamente. Sem pressão e sem luta, os gestores da Petrobrás continuarão permitindo a matança e mutilação de trabalhadores, da mesma forma que se negam a proteger os terceirizados contra os calotes das prestadoras de serviço. Só com unidade e mobilização, os trabalhadores conseguirão alterar esta realidade, como vêm fazendo os companheiros da Bacia de Campos.