Intensificar a luta pela PLR

 

FUP

 

O adiantamento da PLR 2012 proposto pela Petrobrás foi amplamente rejeitado pela categoria em todas as bases da FUP.  As mobilizações do último dia 17 serviram de alerta para que a empresa negocie com o movimento sindical os valores integrais da PLR, ao contrário do que tem feito nos últimos anos, ao definir de forma unilateral o provisionamento, sem regras ou critérios que atendam às reivindicações dos trabalhadores.

Em reunião no último dia 19, o Conselho Deliberativo da FUP definiu um calendário de luta mais contundentes, com mobilizações surpresa, uma greve nacional de 24 horas no dia 28 de janeiro e a preparação de uma greve por tempo indeterminado, caso não haja avanços nas negociações com a Petrobrás. A FUP orienta os sindicatos a realizarem assembléias entre os dias 10 e 27 de janeiro para avaliação dos indicativos do Conselho Deliberativo. Nesse mesmo período, a categoria estará mobilizada, participando das paralisações surpresa que serão indicadas pelos sindicatos.

A FUP já comunicou à Petrobrás a rejeição do adiantamento da PLR 2012 e cobrou o início imediato da negociação do montante total do lucro que será provisionado para os trabalhadores. A Federação também enviou documento ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST) solicitando reunião para discutir os critérios e parâmetros para negociação de metas para o pagamento da PLR dos trabalhadores do Sistema Petrobrás.

O Conselho Deliberativo da FUP volta a se reunir no dia 30 de janeiro para avaliar os resultados das assembléias e das mobilizações e interlocuções com a empresa e o governo, bem como definir a data da greve por tempo indeterminado, caso não haja avanços nas negociações.