Instituto Observatório Social realiza Conferência de pesquisa e ação sindical

"O Brasil possui uma cultura de diálogo social [entre empresas e trabalhadores] ainda…

CUT

"O Brasil possui uma cultura de diálogo social [entre empresas e trabalhadores] ainda muito incipiente". Essa é a análise de Amarildo Bolito, um dos organizadores da 9ª Conferência Internacional Pesquisa e Ação Sindical, que ocorrerá de 22 a 24 de setembro, em São Paulo (SP). Cerca de 100 pessoas vão discutir o Diálogo Social: Reflexões e Desafios para o Movimento Sindical. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.

A fragilidade do diálogo entre empresas e trabalhadores durante a crise financeira mundial impulsionou a escolha da temática da conferência. "Tempo de crise é o momento onde se tem que estabelecer mais diálogo, não dá para simplesmente sair demitindo os trabalhadores, tem que haver outras saídas", defendeu Bolito, que é supervisor do Instituto Observatório Social (IOS), entidade organizadora do evento.

Bolito citou exemplos de países onde o diálogo social avançou e obteve espaços permanentes de negociação. Esse é o caso da Noruega. "Num país com diálogo bem estabelecido, processos como a crise econômica se tornam bem menos dolorosos. Essa é uma ferramenta que beneficia não só os trabalhadores, mas também as empresas e o governo", avaliou.

O objetivo da conferência é contribuir para a disseminação do diálogo social e fortalecer a cultura democrática em empresas e movimentos sindicais. Também serão pensadas ferramentas capazes de auxiliar o fortalecimento da ação sindical e do diálogo social.

A partir do evento, representantes sindicais comporão um grupo de trabalho ampliado, que dará continuidade à reflexão sobre o tema.

Além do IOS, neste ano, também organizam a conferência a CUTMulti "Ação Frente às Multinacionais", a Fundação Friedrich Ebert (FES) e o Centro de Solidariedade da AFL-CIO. O evento é voltado a membros de redes de trabalhadores, escolas sindicais, dirigentes e assessores de centrais sindicais. 

No dia 22 de outubro, o Fórum Bilateral de Diálogo Social Brasil-Noruega vai apresentar a experiência norueguesa em diálogo entre empresas e trabalhadores. O evento ocorre na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e reúne representantes sindicais, empresários e governos dos dois países.

Programação
Às 10h do dia 22, um painel traz a indagação "Diálogo social: afinal, de que estamos falando?". Já às 14h, outro painel aborda o tem "Diálogo em tempos de crise: o comportamento empresarial frente ao diálogo social".

No dia seguinte (23), outro painel, às 9h, discute o "Diálogo Social em tempos de crise: diferentes abordagens das experiências nacionais e internacionais". Em seguida, às 14h, ocorre o painel "Diálogo social: indicadores e ferramentas".

As três mesas do dia 24 serão fechadas às redes sindicais. Elas debaterão novas tecnologias, ação sindical e negociação coletiva a partir do diálogo social. O objetivo é a formação sobre o potencial e as limitações da utilização de tecnologias de comunicação e informação no meio sindical.