Instituto Lula rebate revista e divulga lista de empresas que contrataram palestras

O Instituto Lula divulgou nota na noite de ontem (18) com a relação das 41 empresas que contrataram palestras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda.

Segundo a nota, de 2011 até agora Lula fez 70 palestras, contratadas por 41 empresas e instituições. Foi remunerado de acordo com sua projeção internacional e recolhendo os devidos impostos, destaca o texto. O informe lembra que proferir palestra é “uma atividade legítima, que Lula exerce legalmente desde que deixou a Presidência da República”.

A manifestação do instituto responde a uma reportagem da revista Veja, supostamente produzida a partir de violação de sigilo bancário da LILS. Em reportagem do último fim de semana, a publicação aponta companhias investigadas pela Operação Lava Jato como responsáveis por cerca de 30% dos valores repassados à empresa do ex-presidente.

Lula e a empresa LILS solicitaram ao Ministério da Justiça, ao Ministério da Fazenda e à Procuradoria-Geral da República que apurem as responsabilidades pela violação criminosa do sigilo bancário da LILS. Segundo a nota, a quebra de sigilo “atinge toda a sociedade brasileira” e não apenas o ex-presidente.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal investigue as responsabilidades pela divulgação de dados bancários privativos dos ex-presidente.

O Instituto Lula não se manifestou a respeito nem do conteúdo da reportagem, nem do pedido de investigação da conduta da revista.

Segue a íntegra da nota

Em sinal de respeito à sociedade brasileira, que merece receber informações corretas e verdadeiras, divulgamos a relação das empresas e instituições que, desde 2011, contrataram palestras do ex-presidente Lula no Brasil e no exterior por meio da empresa LILS Palestras e Eventos Ltda. 

Trata-se de uma atividade legítima, que Lula exerce legalmente desde que deixou a Presidência da República, a exemplo de outros ex-presidentes do Brasil e de outros países, e personalidades de destaque como esportistas, artistas, jornalistas, cientistas. 

De 2011 até hoje, Lula fez 70 palestras contratadas por 41 empresas e instituições, e foi remunerado de acordo com sua projeção internacional e recolhendo os devidos impostos. 

No mesmo período, o ex-presidente participou gratuitamente de mais de 200 conferências, palestras e encontros promovidos por sindicatos, movimentos sociais, partidos, governos e instituições multilaterais, no Brasil e no exterior, sempre em defesa dos interesses nacionais, da paz mundial, estimulando o combate à fome e à pobreza.

Mesmo se tratando de contratos que preservam a privacidade das partes, julgamos necessária sua divulgação neste momento, para esclarecer distorções, manipulações e prejulgamentos em torno dessa atividade e das empresas contratantes, como vem ocorrendo por meio de reportagens, artigos e até editoriais na imprensa. 

As palestras de Lula foram contratadas por algumas das maiores e mais respeitadas empresas de vários setores econômicos, do Brasil e do mundo. Por exemplo: Microsoft, Itaú, Infoglobo, Santander, Ambev, Telefónica, Iberdrola e Telmex.

O ex-presidente Lula e a empresa LILS solicitaram ao Ministério da Justiça, ao Ministério da Fazenda e à Procuradoria-Geral da República que apurem, na competência de cada instituição, as responsabilidades pela violação criminosa do sigilo bancário da LILS, violação que atinge não só um ex-presidente da República mas toda a sociedade brasileira. 

Desta forma, o ex-presidente Lula e o Instituto Lula estão certos de contribuir para o esclarecimento da verdade, a defesa do estado de direito democrático e a garantia dos direitos constitucionais de todos os cidadãos brasileiros.

ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industriais
Associação de Bancos do México
Abras – Associação Brasileira de Supermercados
ALL América Latina Logística
Ambev
Andrade Gutierrez
Banco Santander
Bank of America
BBVA Bancomer
BTG Pactual
Camargo Corrêa
Centro de Estudos Estratégicos de Angola
CFELG – Centro de Formacion y Estudios en Liderazgo y Gestion (Colômbia)
Cumbre de Negócios (México)
Dufry do Brasil
Elektra
Endesa
Gás Natural Fenosa
Grupo Petrópolis
Helibrás
Iberdrola
IDEA (Argentina)
Infoglobo
Itaú BBA
LG
Lojas Americanas
Microsoft
Nestlé
OAS
GDF Suez Energy Latin America
Odebrecht
Pirelli
Queiroz Galvão
Quip
Revista Voto
Sinaval
Telmex
Telos Empreendimentos Culturais
Terra Networks
Tetra Pak
UTC

Fonte: Instituto Lula