Insegurança no ES faz FUP adiar ato em memória das vítimas do FPSO Cidade de São Mateus

Em função dos graves acontecimentos no Espírito Santo, a FUP e o Sindipetro-ES estão suspendendo as atividades na região, que estavam previstas para os dias 14 e 15. A crise da segurança no estado já causou mais de 90 assassinatos nos últimos cinco dias, saques, roubos e cenas de vandalismo, deixando a população em pânico e sitiada em casa. Diversos serviços públicos estão suspensos e a situação foge ao controle devido à inércia dos governantes.

Diante destes fatos, o ato na próxima terça, 14, em memória dos petroleiros que foram vítimas da explosão no FPSO Cidade de São Mateus, será reagendado, assim que a situação da segurança pública estiver sob controle no Espírito Santo. O ato aconteceria no Aeroporto de Vitória, para marcar os dois anos do acidente que matou nove trabalhadores e deixou outros 26 feridos no navio-plataforma da BW Offshore, que era contratado pela Petrobrás.

A tragédia completa dois anos no próximo dia 11 de fevereiro e até hoje não houver qualquer mudança efetiva na política de SMS da empresa. Pelo contrário, os gestores continuam precarizando as condições de trabalho e negligenciando a segurança. Cada vez mais, petroleiros próprios e terceirizados são expostos a riscos diários, em função de efetivos reduzidos, acúmulo de funções, precarização de equipamentos e instalações, descumprimento de normas de segurança, entre outras irresponsabilidades.

Daí a importância de reafirmarmos que a explosão ocorrida no FPSO Cidade de São Mateus foi um crime da gestão, pois colocar vidas em risco não é acidente e sim assassinato. 

FUP