Insegurança na Petrobrás: trabalhadores da Rlam relatam incêndio na U-32

Sindipetro-BA

No último sábado (3/5) por volta das 22h, ocorreu mais um incêndio de grande porte na U-32, iniciado próximo a bomba de carga – J-3210, bomba de nafta pesada com benzeno em sua corrente – que se alastrou por canaletas, corredor de bombas, chegando próximo à U-30. Essa mesma Unidade (a U-32) é recorrente em incêndio.

Segundo relatos de brigadistas da operação e segurança industrial, foi mais de uma hora de combate ao sinistro, em uma bomba que tinha acabado de voltar da manutenção.

Muitas queixas a respeito da qualidade da manutenção preventiva e corretiva,  baixo efetivo da segurança industrial (mínimo de 6) e da falta de treinamento para os novos e antigos brigadistas que estão com mais de 50 anos de idade.

O sindicato tem o direito de participar da comissão de investigação e análise do acidente, disso não abrirá mão, para evitar punições de trabalhadores que ficaram expostos à morte, em uma unidade que está no fim de sua campanha, prestes a sofrer uma nova parada de manutenção. Apesar dos riscos, ainda no domingo, a gerência da Refinaria tentava dar partida à Unidade.

A U-32 é responsável por 60% da capacidade de produção da RLAM.