Insegurança na Petrobrás: dois acidentes graves em três dias

Durante a reunião da Comissão de SMS, a FUP relatou mais um acidente na Petrobrás…








Imprensa da FUP

 

Três dias após o acidente na Rlam, que causou queimaduras de primeiro e segundo graus em três trabalhadores terceirizados, a FUP tomou conhecimento de mais uma ocorrência grave no Sistema Petrobrás. Nesta terça-feira, 16, pelo menos seis trabalhadores da empresa Engesa se feriram em um acidente no gasoduto Gasbel II, em uma obra da Engenharia, na Estação da Mantiqueira (ESMAN/Transpetro). As informações preliminares obtidas pela Federação são de que os trabalhadores estavam fazendo a limpeza da tubulação, quando foram atingidos pelo PIG em alta pressão. Três dos trabalhadores estão internados em estado grave e outros três foram liberados após atendimento médico. A FUP está apurando detalhes sobre mais este acidente envolvendo prestadores de serviço. Em 2009, sete trabalhadores morreram em acidentes de trabalho na Petrobrás, dos quais seis eram terceirizados.

Acidente na Rlam causa queimaduras graves em três trabalhadores terceirizados

Durante a reunião da Comissão de SMS, na segunda-feira, 15, a FUP relatou mais um acidente na Petrobrás. Três trabalhadores da empresa MIP, que presta serviços na Rlam (Refinaria Landulfo Alves, na Bahia), sofreram queimaduras graves durante um acidente na unidade 83 da refinaria, na última sexta-feira (12/03), quando foram atingidos por vapores de alta pressão e temperatura. O soldador Eli da Silva Melo teve 70% de seu corpo queimado e está internado em estado grave. Os outros dois trabalhadores tiveram 15 e 20% do corpo afetado pelas queimaduras.

Marketing x prática

O acidente na Rlam soma-se a uma série de situações de risco que têm exposto o caos da insegurança no Sistema Petrobrás, como panes, incêndios, vazamentos e falhas de equipamentos. Ocorrências que evidenciam as precárias condições de segurança e manutenção em várias unidades da empresa. O SMS da Petrobrás, no entanto, continua agindo como se estivesse tudo na mais perfeita ordem.