Insegurança na Fafen (BA) causa mobilização de trabalhadores na fábrica

Na madrugada de domingo (30), por volta das 2h30, o pistão da bomba de amônia B5201A rompeu…





Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

Na madrugada de domingo (30), por volta das 2h30, o pistão da bomba de amônia B5201A rompeu lançando uma grande quantidade de amônia no ar. O acidente aconteceu na unidade de uréia e só não teve maiores proporções porque a brigada de emergência agiu com rapidez e, por sorte, a direção do vento acabou levando a amônia em direção à torre de refrigeração dentro da Fafen, que absorveu boa parte do produto.

Um trabalhador ficou intoxicado, mas já está passando bem. No momento do rompimento o pistão foi lançado ao ar com uma pressão de 250 k, o que poderia ter ocasionado conseqüências gravíssimas se houvesse algum trabalhador na área.

Esta é a segunda vez que acontece este tipo de acidente com a mesma bomba. Desde o ano de 2009 que diversas comissões de investigações de acidentes vêm recomendando a troca do equipamento, mas a direção da Fafen não tem dado importância e nem prioridade à questão. Uma outra bomba similar a esta também já apresentou problemas. O Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia vem denunciando constantemente esta política de (in) segurança e este acidente mostra, mais uma vez, que temos razão. O Sindicato vai fazer parte da comissão de investigação e na segunda-feira (31), juntamente com os trabalhadores, realizou uma mobilização em frente à Fafen para exigir mais atenção à segurança dentro da fábrica.