Insegurança na Bacia de Campos beira o absurdo

Após denúncia do sindicato, Petrobrás para plataforma que operava sem bombas de incêndio…





Imprensa da FUP

O Sindipetro-NF está desenvolvendo uma intensa campanha de denúncia de incidentes, vazamentos, descumprimentos dos procedimentos de segurança e outras ocorrências que revelam o pouco caso e até mesmo a irresponsabilidade com que as gerências têm tratado a vida dos trabalhadores. Batizada de “Sorte é para a loteria”, a campanha tem mobilizado os petroleiros da região para uma questão prioritária, que é o SMS. Várias são as denúncias recebidas pelo Sindipetro sobre riscos iminentes nas plataformas e no terminal de Cabiúnas que só não se transformaram em acidentes de grandes proporções por pura sorte.

Foi o que aconteceu na última semana com os trabalhadores da plataforma PVM-2, que estava sendo operada sem bombas de incêndio e de captação de água. O sindicato cobrou a interrupção imediata da unidade, que foi parada pela Petrobrás na manhã do dia 14. Os trabalhadores de PVM-2 relataram ao Sindipetro que as bombas de captação de água do mar deram defeito e a plataforma passou a utilizar bombas de incêndio para fazer esta captação. Em seguida, estas bombas também apresentaram defeito e a unidade ficou sendo operada sem bombas, tanto de captação de água, quanto de incêndio.

Também é grave na Bacia de Campos a situação de plataformas que operam sem sensores, como tem acontecido na PNA-2. Absurdos como estes são exemplos claros da total falta de seriedade com que as gerências tratam as questões de SMS. Em documento  encaminhado no dia 14 de junho aos presidentes da Petrobrás e da Transpetro, o Sindipetro-NF alertou que os gestores da empresa devem ser responsabilizados pelos “acidentes, mutilações e mortes que acontecem na região”.

Nas telas da TV

O sindicato começa a veicular neste domingo, 18, nas TVs de Macaé e Campos o vídeo da campanha que denuncia a insegurança nas plataformas da Petrobrás. “Conte com a sorte” é o tema do vídeo, que já está disponível na internet: www.radionf.org.br/