Insegurança faz mais uma vítima fatal na Bacia de Campos

FUP

A insegurança no Sistema Petrobrás fez mais uma vítima fatal. Domingos Camilo Tancredi, de 60 anos,  imediato de uma embarcação de apoio que prestava serviços para a Petrobrás na Bacia de Campos, perdeu a vida em um acidente na madrugada do último dia 26, ao sofrer uma queda quando descia a escada do passadiço e bateu a cabeça. Um enfermeiro da P-31, unidade da Petrobrás que estava mais próxima do local do acidente, chegou a transbordar Domingos para o navio, mas ele já tinha falecido.

A embarcação onde o trabalhador sofreu o acidente é operada pela Tranship e presta apoio logístico às plataformas marítimas da Petrobrás.  O diretor do Sindipetro-NF, Marcelo Abrahão, vai acompanhar os trabalhos da comissão de investigação, que terá representante do Sindicato dos Marítimos. Domingos era casado e pai de três filhos.

Desde 1995, quando a FUP começou a contabilizar os acidentes fatais no Sistema Petrobrás, foram registrados 331 óbitos, segundo informações dos sindicatos. Destes, 267 foram com trabalhadores terceirizados e 61 com efetivos próprios.  Segundo o Sindipetro-NF, só na Bacia de Campos ocorreram 126 óbitos de 1998 até 2013, dos quais 88 foram de terceirizados e 38 de trabalhadores diretos da Petrobrás. Apesar do alto índice de subnotificações de acidentes, o sindicato recebeu no ano passado 1.563 CATs, o que representa uma média de quatro acidentes de trabalho por dia.