Nos próximos dias 01 e 02 de abril, será realizado o XXXVII CONGRESSO ESTADUAL DOS PETROLEIROS E PETROLEIRAS DO RS, que este ano terá como tema “Juntos, para abrasileirar a Petrobrás”. O encontro, que este ano também será virtual (pela plataforma Zoom), ainda em função da pandemia, terá início na sexta-feira (01), das 19h às 21h30 e continuidade no sábado (02), a partir das 9h, com encerramento às 12h.
As inscrições ainda podem ser feitas até às 12h do 31 de março (quinta-feira), pelo telefone (51) 99894.3814 ou pelo email secretaria@sindipetro-rs.org.br, com o assunto “Congresso Estadual RS 2022″, informando o nome completo, email e celular. Já as teses e sugestões de pauta devem ser entregues junto com a inscrição, em arquivos de exto com extensão doc. ou docx.
PROGRAMAÇÃO
Na programação do encontro está painel de conjuntura; pauta reivindicatória do ACT 2022; e a eleição de delegados/as para o X PlenaFUP. Importante lembrar que as discussões feitas durante o Congresso Estadual servirão de base para a construção das sugestões que serão levadas como contribuição da categoria no RS para o Congresso Nacional.
IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO
Este encontro, cujo tema indica o objetivo, que é resgatar a Petrobrás para os brasileiros, acontece num momento importante para a categoria. A privatização, a política de preços dos combustíveis, a pandemia, a precarização da segurança, a redução de efetivos, são apenas alguns dos temas que estão entre as preocupações dos petroleiros. Este ano também será feita a renovação de todo o Acordo Coletivo, que teve validade de dois anos. E tudo isso num governo que vem acelerando a destruição da Petrobrás.
Outro ponto que precisa ter atenção são as eleições de 2022 para presidente, Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. É importante debater este tema, já que o destino da Petrobrás também está relacionada a esta questão.
O Congresso também será um importante momento para fortalecer a agenda de lutas que vem sendo desenvolvida pela categoria, notadamente para denunciar a política de preços e a brutal destruição da Petrobrás, assim como as lutas do conjunto da classe trabalhadora pelo Fora Bolsonaro.
AGENDE-SE E PARTICIPE!
[Da imprensa do Sindipetro RS]