Inscrições para as eleições do C.A da Petrobrás terminam nesta sexta-feira, 08

As chapas interessadas em concorrer à eleição do Conselho de Administração da Petrobrás podem se inscrever até sexta, 8. Já a votação do 1º turno acontece entre os dias 23 e 31 de janeiro.

Como todos os anos, a Federação Única dos Petroleiros e o Sindipetro-NF apoiarão uma chapa ao CA da Petrobrás. A representação dos trabalhadores no Conselho é uma conquista da categoria petroleira.

O Conselho

O Conselho de Administração da Petrobrás é o órgão de orientação e direção superior da companhia, responsável pela definição e aprovação do plano estratégico de negócios, bem como pela eleição da diretoria e fiscalização da gestão e contas da empresa. Resumindo, ele é o responsável pela aprovação de qualquer negócio ou operação que tenha impacto no futuro da empresa.

O colegiado é composto por 10 integrantes escolhidos para um mandato de um ano, sendo permitida reeleição. Os conselheiros são escolhidos pelos acionistas. Dos 10 integrantes do órgão, 7 são indicador pelo acionista majoritário, 1 é indicado pelos acionistas minoritários titulares de ações ordinárias, 1 é indicado pelos acionistas titulares de ações preferenciais e 1 escolhido pelos funcionários da empresa em eleição direta.

O conselho se reúne uma vez por mês, no mínimo, e, extraordinariamente, sempre que necessário. Pelo estatuto da companhia, os conselheiros podem participar das reuniões por telefone ou vídeo-conferência, se necessário. 

Fonte: Sindipetro NF