Insatisfeito com os equacionamentos da Petros? Vá para o ato no Torre Pituba, nesta quarta (24), às 8h

Esta quarta-feira (24) será dia de mobilização pelo fim dos equacionamentos da Petros e vão acontecer dois grandes atos, um no Rio de Janeiro e outro em Salvador. As manifestações serão uma das mais importantes entre tantas outras realizadas pela categoria petroleira, FUP e seus sindicatos, podendo ser o “fiel da balança” nas negociações da Federação com a Petrobrás e a Petros. Por isso, é preciso que os atos tenham a participação do maior número possível de assistidos e participantes do fundo de pensão. O Sindipetro-BA está enviando uma caravana para o ato do Rio de Janeiro, mas é preciso que haja também uma grande demonstração de força no ato de Salvador, que será realizado, às 8h, em frente ao Torre Pituba.

A categoria não aguenta mais pagar os equacionamentos e sem pressão a situação pode se arrastar por mais tempo, tornando ainda mais difícil a vida dos petroleiros e não só pela questão financeira. O sentimento de injustiça por terem que pagar uma dívida que não é deles está afetando a saúde física e mental, principalmente dos aposentados e pensionistas.

Hoje, muitos sobrevivem apenas com o que ganham do INSS, pois o contracheque da Petros, em alguns casos, vem zerado devido aos descontos provenientes das cobranças feitas pelos Planos de Previdência Complementar do Sistema Petrobrás (PPSPs).

Há casos de aposentados e pensionistas que adoeceram porque não conseguiram lidar com o fato de terem, compulsoriamente, grande parte da sua renda comprometida devido aos equacionamentos da Petros.

O Sindipetro Bahia e a FUP têm feito grandes esforços em busca de uma solução definitiva para os problemas que levaram aos equacionamentos, apresentando alternativas de modelagem de planos com o objetivo de eliminar os atuais e futuros equacionamentos dos PPSPs e evitar possíveis equacionamentos no PP2, garantindo com isso a sustentabilidade dos respectivos planos.

Há alguns anos as entidades sindicais vêm fazendo pressão para que a situação seja resolvida. O Sindipetro Bahia, em carta enviada à Petros, chegou a propor medidas alternativas para atenuar a situação dos participantes e assistidos do Petros 1 (Repactuados e Não Repactuados) e do Petros, como disponibilizar a opção de refinanciamento dos atuais empréstimos de acordo com a expectativa de vida do participante e assistido, de forma opcional, e reduzir a taxa de juros aplicada atualmente no empréstimo Petros, sem comprometimento da meta atuarial desse investimento, entre outras.

Mas não será possível resolver este enorme problema se a categoria não demonstrar a sua insatisfação, não pressionar. Por isso, o Sindipetro Bahia conclama os aposentados e pensionistas da Bahia a participar do ato pelo fim dos equacionamentos da Petros nesta quarta (24), às 8h, em frente ao Torre Pituba, em Salvador.

[Sindipetro BA]