XI CONFUP

Introdução XI CONFUP

Com base no novo estatuto da FUP, que alterou o número de participantes de congressos não eleitorais, o XI CONFUP contou com a participação de 177 delegados. Realizado na cidade de São Paulo, de 01 a 03 de julho, o Congresso homenageou os dez anos da greve de maio de 1995. Entre as principais deliberações, destacam-se a instauração de uma comissão de ética para analisar as denúncias contra diretores do MTS/PSTU e do BASE de desrespeito sistemático aos encaminhamentos da FUP, descumprimento das resoluções dos congressos/plenárias da categoria e defesa da extinção da Federação.

O XI CONFUP também aprovou a realização de uma campanha nacional pela solução das pendências da Petros e revogou as resoluções dos congressos anteriores que defendiam a bandeira de luta Plano Petros BD para todos. Os delegados aprovaram também a realização de um seminário nacional para discutir propostas de mudanças no modelo de previdência complementar dos trabalhadores do Sistema Petrobrás. Outra resolução importante foi a continuidade da campanha nacional contra os leilões de áreas petrolíferas, com foco na realização de um plebiscito nacional que discuta alterações na legislação do setor petróleo.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) foi criada em 1994, fruto da evolução histórica do movimento sindical petroleiro no Brasil, desde a criação da Petrobrás, em 1953. É uma entidade autônoma, independente do Estado, dos patrões e dos partidos políticos e com forte inserção em suas bases.

Instagram