Incêndio de grande proporção que atingiu tanque na Transpetro foi debelado

Um incêndio de grande proporção aconteceu na manhã desta quarta-feira, 23/ 09 no Parque de Gás Maria Quitéria (que faz transferência e estocagem de GLP- Gás Liquefeito de Petróleo), da Transpetro, localizado em Madre de Deus. O fogo tomou conta da PSV- um tipo de válvula de segurança que se abre quando há aumento de pressão no interior do tanque.

O Corpo de Bombeiros de Madre de Deus e as brigadas do Temadre e da Rlam passaram a manhã no local combatendo o incêndio. A gerência da Transpetro acionou a Defesa Civil e solicitou a evacuação dos moradores do bairro de Quitéria por medida de segurança.

De acordo com os diretores do Sindipetro Bahia, André Araújo, Gilson Sampaio e Adailson Marcelo, que se dirigiram ao local logo que souberam do ocorrido, as brigadas e os bombeiros militares tentaram controlar e debelar o incêndio, resfriando, inclusive, os outros tanques próximos. Não teve feridos. Foi injetado nitrogênio no tanque para evacuar o GLP e evitar explosão do tanque. No final da manhã, a operação teve sucesso, a válvula foi fechada e o fogo debelado.

As primeiras informações dadas pela própria empresa indicam que o incêndio pode ter sido provocado pela direção do vento que jogou a nuvem de gás em direção ao flare (equipamento responsável pela queima de gases antes da emissão para a atmosfera), no momento da abertura da válvula, o que deve ter acarretado a ignição.

O diretor André Araújo informa que o Sindipetro Bahia reivindicará a participação da entidade na investigação que irá apurar as causas do incêndio. Araújo denuncia que, infelizmente, o ocorrido, mostrou a vulnerabilidade do Plano de Contingência de Madre de Deus, pois muitos moradores permaneceram no local do incêndio tirando fotos e filmando, colocando as suas vidas em risco. Para o diretor é preciso realizar mais simulados e buscar uma maior interação com a comunidade.

Fonte- Imprensa Sindipetro Bahia