III Congresso- Delegados aprovam teses que serão levadas ao XVI CONFUP

A luta pela manutenção dos investimentos da Petrobrás na Bahia, realização de seminários jurídicos e de formação e preservação da história  do trabalhador petroleiro. Estas foram algumas das resoluções tiradas pelos mais de 200 delegados reunidos na segunda etapa do III Congresso do Sindipetro Bahia, no sábado, 14, no auditório do Hotel Sol Barra.  

O evento que teve sua primeira etapa nos dias 07 e 08 de junho, no mesmo local, reuniu delegados e delegadas, representando os trabalhadores de diversas unidades da Petrobrás e suas empresas subsidiárias, trabalhadores do setor privado e também aposentados e pensionistas. Atentos, eles acompanharam a apresentação das teses, apresentando propostas e propondo adendos e modificações. Foram mais de 10 horas de discussões. 

Também foram aprovadas  diversas moções,  entre elas, a que pede o fim do assédio moral e sexual no sistema Petrobrás, pelo trabalho decente nas unidades da empresa e pela democratização da mídia. Os delegados também aprovaram uma moção de apoio e desagravo ao ex-presidente da Petrobrás José Sérgio Gabrielli.

Foram apresentadas cerca de 90 teses, mas só foram analisadas e votadas aquelas cujas propostas poderiam ser inseridas na pauta de reivindicações, uma vez que este ano só serão discutidas com a Petrobrás as cláusulas econômicas. Além das propostas direcionadas a melhoria da gestão do Sindipetro e fortalecimento da entidade. As decisões tomadas pelos delegados serão levadas ao XVI Confup, que acontece no mês de Agosto, em Natal. 

No final do Congresso foram eleitos os delegados e delegadas que vão participar do Confup. A eleição teve chapa única. Participarão do Confup representando a Bahia 33 delegados.de

O evento foi encerrado as 20h com a aprovação de uma resolução política apoiando a continuidade do projeto democrático popular na Bahia e no Brasil nas eleições de 2014.  Para os petroleiros baianos “a hora é de avançar e não retroceder.”

Conheça algumas das resoluções tiradas no III Congresso do Sindipetro Bahia

– campanha contra a retirada das plataformas em águas rasas na Bahia

– Aprovar um calendário de assembleias com a categoria para deliberar a realização de uma greve por tempo indeterminado em defesa da manutenção dos investimentos da Petrobrás na Bahia e contra o desmonte das sondas terrestres na região

– Levar para o CONFUP a proposta de realização de uma greve regional em defesa da manutenção dos investimentos da Petrobrás no Nordeste.

–  Realização de um seminário para tratar a questão da Fafen, aprofundando o debate na área de fertilizantes.

– Realizar ações políticas e jurídicas para habilitar ao PIDV todos aqueles aposentados entre 01 setembro de 2013 a janeiro de 2014.

– Discutir o melhor indexador para o aposentado e o pensionista

– Reajuste salarial ICV- Dieese e mais ganho real de 10% no salário base

– Greve por tempo indeterminado pela recomposição do efetivo que foi migrado pelos programas (PROEF, MOBILIZA, PIDV) e pela segurança nos campos de petróleo na Bahia

– Que a Petrobrás pague a  PL-83 aos trabalhadores ativos e aposentados que estavam nos seus quadros em 1983 e que não tenham ainda recebido.

– Criação do memorial do Sindipetro Bahia

– Elaboração de um livro, curta ou longa metragem contando a história dos petroleiros, suas lutas, greves e conquistas  para comemorar os 60 anos do Sindipetro Bahia

–  Realizar encaminhamentos políticos e jurídicos do encontro do Sindipetro sobre o FGTS- depósitos dos anistiados, reintegrados e readmitidos

– Criação do grupo de caminhada e de corrida do Sindipetro Bahia

– campanha de filiação.

– paridade na candidatura nas eleições  para a gestão das subsedes

– Unificação do ACT de todas as empresas do sistema Petrobrás

– Campanha pelo fim do imposto sindical  

– Realização de um seminário para organização sindical dos terceirizados e contrato coletivo  de trabalho

– lutar pelo trabalho de turno para os trabalhadores da PBIO

– compromisso com o debate pelo fim da violência contra as mulheres

Fonte: Sindipetro BA