II Plenária Paranaense da Campanha do Petróleo analisa propostas para o pré-sal

Sindicalistas, estudantes, militantes de partidos políticos de esquerda e de movimentos…




Sindipetro PR/SC


Sindicalistas, estudantes, militantes de partidos políticos de esquerda e de movimentos sociais participaram no último sábado, dia 19 de setembro, da II Plenária Estadual da Campanha “O Petróleo Tem Quer Ser Nosso”, no Paraná. A atividade aconteceu na sede provisória do Arquivo Manoel Jacinto Correia, junto à Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social [SETEP], em Curitiba.

O objetivo foi atualizar as informações acerca do andamento da campanha, aprofundar o debate sobre as reservas do pré-sal e organizar a mobilização dos movimentos sociais.

O evento começou com exposições das lideranças do Comitê. Em seguida, houve a apresentação do filme “O Petróleo Tem Que Ser Nosso – Última Fronteira”, onde são feitos relatos sobre a história do petróleo no Brasil e o futuro do setor através de depoimentos de personalidades políticas, sindicais e populares.

No período da tarde ocorreram os informes da organização de atividades, a avaliação política e organizativa da campanha, e a apresentação de propostas. As análises destacaram que há de se melhorar e complementar a proposta do Governo Federal, tendo como base o projeto dos movimentos sociais. Já a proposta de manutenção do atual modelo de concessão e privatização das jazidas, estabelecida a partir da lei 9478/97, durante o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, deve ser rechaçada.