II Encontro da Juventude Petroleira reforça luta contra o leilão de Libra e pela soberania nacional

FUP

Na quarta-feira,02, começa em Brasília o II Encontro da Juventude Petroleira Fupista, que reunirá durante quatro dias militantes e jovens lideranças para debater reivindicações e a organização desses trabalhadores. O Encontro foi uma das deliberações da IV Plenafup e integra a agenda unitária de luta em defesa da soberania. Os jovens petroleiros permanecerão acampados até o próximo dia 05,  em frente ao Congresso Nacional, na tenda que a FUP e os movimentos sociais irão inaugurar nesta segunda, 30, contra o leilão de Libra. O acampamento permanecerá até que o leilão seja suspenso.

O II Encontro da Juventude Petroleira Fupista terá a participação de integrantes dos coletivos de Juventude da CUT, da CNQ, do MST, entre outras entidades e movimento sociais. A programação poderá ser acessada no portal da FUP. Esse é o segundo evento da Federação que discutirá a pauta específica da juventude petroleira e sua importância na organização e lutas da categoria. O I Encontro aconteceu em 2006, durante o XII Confup.

 

Acampamento em frente à sede da Petrobrás, no Rio, pressiona pela suspensão do leilão de Libra

Desde a última  terça-feira, 24, ativistas de movimentos sociais e entidades sindicais ligados à campanha "O Petróleo Tem que Ser Nosso", entre as quais a FUP faz parte, estão  acampados em frente à sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro, para pressionar o governo e a ANP a cancelarem o leilão do campo de Libra previsto para ocorrer no dia 21 de outubro. Este movimento faz parte do calendário de lutas da FUP e movimentos sociais, que prossegue até o dia do leilão, quando ocorrerá um ato público com todas as centrais sindicais e movimentos sociais em repúdio a este crime contra a soberania nacional.