ICMS e preço dos combustíveis são tema do Webinário do INEEP desta terça

Debate começa às 19h, no canal do INEEP no Youtube, com participação da pesquisadora Carla Borges Ferreira

[Da comunicação do Ineep]

A Câmara dos Deputados aprovou, este mês, projeto de lei que altera a fórmula de cálculo do ICMS incidente sobre os combustíveis e o gás de cozinha na tentativa de reduzir o preço final desse produtos.

A medida, que está sob análise do Senado, provocou forte reação dos governadores de diferentes estados e poderá ser insuficiente. A questão central dos elevados preços de combustíveis está na política adotada pela direção da Petrobras para reajustar os preços dos combustíveis.


Leia também:

“O ICMS não é o vilão dos preços dos combustíveis”, explica pesquisadora do Ineep, em entrevista à FUP


Os reajustes são significativos, com impacto sobre a inflação: de janeiro a setembro de 2021, o preço da gasolina aumentou 32%, o do óleo diesel 28% e o do gás de cozinha 27%, pressionando o custo de vida das famílias brasileiras e impactando a inflação.

Para analisar este quadro, o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) realiza nesta terça, 26/10, em seu canal do youtube, o Webnário “ICMS não é o vilão dos preços dos combustíveis”. A pesquisadora do Instituto Carla Ferreira é a convidada para essa conversa.