Cooperação e resistência: Sindipetro-BA promove encontro de Mulheres Petroleiras no CEPE Stella Maris

Foto: Ana Reis/Sindipetro Bahia.

[Da Comunicação do Sindipetro Bahia]

Na manhã deste domingo, 24 de março, as instalações do CEPE Stella Maris se transformaram em um espaço de acolhimento, cooperação e sororidade para as petroleiras ativas, aposentadas e pensionistas da Bahia. O local, que representa a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras, foi utilizado pela direção do Sindipetro-Ba para sediar o Encontro de Mulheres Petroleiras da Bahia.

O evento, que contou com grande participação, foi uma continuação das manifestações em alusão ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, celebrado no último dia 8 de março. A programação incluiu a presença de mulheres de importantes movimentos sociais e pautas relacionadas ao Sindipetro-Ba.

A mesa de abertura foi conduzida pela coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto na administração da entidade em quase 70 anos. Na mesa estiveram presentes também Samira Soares, Coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) na Bahia, Lucidalva de Jesus, representando o Sindprev Bahia e Marly Coutinho do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA). Em seguida, a advogada e professora doutora da UNEB, Anhamoná Brito, ministrou uma palestra intitulada “Não é Não”, abordando as diversas formas de violência contra as mulheres e as medidas jurídicas disponíveis para proteção.

As histórias pessoais das participantes ganharam destaque durante o evento, demonstrando a importância da união e da representatividade feminina no movimento sindical. A diretora Linda Menezes expressou sua emoção e gratidão pela presença das participantes, ressaltando a importância histórica do encontro. Além das atividades políticas, o evento também ofereceu uma oficina de dança conduzida pela Professora Dricca Bispo, proporcionando um momento cultural e terapêutico para as participantes.

Essa iniciativa reflete os planos estratégicos da direção do Sindipetro-Ba em atender às demandas de suas associadas, garantindo-lhes voz ativa e poder de decisão dentro da entidade. O Encontro contou com a parceria do CEPE Salvador e do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).