Há provas de que Bolsonaro cometeu genocídio contra os Yanomami, diz organização indígena

Foto: Condisi-YY/Divulgação

Maior entidade indígena de Roraima diz que denúncias foram ignoradas e responsabiliza políticos e empresários do garimpo

[Por Murilo Pajolla, do Brasil de Fato]

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) garante haver evidências suficientes para julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por genocídio de povos indígenas. Entre elas, o sucateamento e a militarização da Funai, que fortaleceu o garimpo ilegal e resultou na crise humanitária enfrentada pelos Yanomami.

“Há relatos, documentos e registros oficiais de que estava em curso um projeto de extermínio dos povos indígenas no Brasil, principalmente na Terra Indígena Yanomami”, declarou o assessor jurídico do CIR, o advogado Ivo Macuxi, em entrevista disponível na íntegra a seguir.

O CIR acompanhou a visita de Lula (PT) à Boa Vista (RR), onde o presidente anunciou medidas emergenciais para acabar com o garimpo ilegal. Com mais de 50 anos de existência, a entidade atua em 35 terras indígenas e ajudou a denunciar o descaso do governo federal com a emergência sanitária dos Yanomami.

Leia mais: Damares pediu que Bolsonaro vetasse leitos de UTI e água potável para indígenas na pandemia

“A gente espera que sejam adotadas medidas urgentes. É preciso acelerar o processo de retirada de invasores da Terra Indígena, que está gravando a situação”, afirmou o assessor jurídico do CIR.

Ao Brasil de Fato, Ivo Macuxi disse também que é preciso responsabilizar políticos locais, que estimularam a expansão do garimpo em terras indígenas. E pediu punição a empresários, que lucram alto com a atividade ilegal.

Confira abaixo a entrevista completa.

Brasil de Fato: Bolsonaro é responsável pela crise humanitária nos Yanomami? 

Ivo Macuxi: Nos últimos quatro anos houve o desmonte de dos órgãos fiscalizadores e de proteção aos povos indígenas. Principalmente da Funai, que passou por um processo de militarização.

Mesmo assim, as lideranças indígenas e organizações Yanomami têm denunciado o descaso e a omissão deliberada do poder público federal. Hoje vemos que não foi em vão, que as denúncias foram encaminhadas e agora estão repercutindo porque o novo governo assumiu o compromisso de fazer alguma coisa para proteger e salvar o povo Yanomami.

Há relatos, documentos e registros oficiais de que o que estava em curso era um projeto de extermínio dos povos indígenas no Brasil, principalmente na Terra Indígena Yanomami.


Ivo Cípio Macuxi, assessor jurídico do Conselho Indígena de Roraima / Reprodução/Facebook

Quantas vezes o CIR pediu ajuda do governo Bolsonaro para a Terra Indígena Yanomami? 

A gente fez pelo menos cinco denúncias diante dessa omissão. A Hutukara Associação Yanomami denunciou mais de 20 vezes ao longo dos anos. Denunciamos através de cartas e relatórios.

Mas, diante da omissão, começamos a fazer ações emergenciais para atender os indígenas com alimentação. Começamos a fazer campanhas por atendimento a comunidades que estavam em situação crítica.

Inclusive pedimos apoio do Ministério da Defesa e do Ministério da Justiça e Segurança Pública na questão logística para levar alimentação. Mas a gente não conseguiu resposta. Agora, com esse governo [federal], a gente pretende fortalecer o diálogo para continuar as ações de atender as comunidades indígenas.

Você tem expectativa de que o Bolsonaro responda criminalmente por essa conduta, seja em uma corte internacional ou internamente no Brasil? 

Claro. Há provas contundentes de que isso de fato estava acontecendo, que eles [governo Bolsonaro] estavam negando atender o povo Yanomami.

Com a militarização da Funai, foram colocadas pessoas sem conhecimento técnico, sem conhecimento da realidade dos povos indígenas, dessas particularidades culturais. Pessoas que desconhecem tudo isso e não sabem lidar com povos indígenas.

Tudo o que se revelou nos últimos dias reforça as denúncias de que o governo Bolsonaro cometeu crime de genocídio contra os povos indígenas

Isso causou o atraso da execução de políticas públicas, que gerou a falta de atendimento na saúde, na educação e na proteção territorial.

Qual a responsabilidade dos políticos do estado de Roraima?  

Pouco se fala dos governos locais. Mas houve sim participação integral de muitos deles, inclusive do governo do estado de Roraima. O governador Antônio Denarium, por exemplo, apresentou um projeto de lei para legalizar o garimpo que posteriormente foi derrubado pelo Supremo Tribunal Federal, porque os povos indígenas se mobilizaram.

Mesmo assim, foi apresentado um novo projeto proibindo destruição de equipamentos apreendidos no garimpo e proibindo a participação das forças policiais do estado de Roraima no apoio à Polícia Federal e Exército nessas operações. Então houve sim participação de políticos e governantes locais e, inclusive, de vários empresários.

:: Governador de Roraima sanciona lei que proíbe destruição de maquinário do garimpo ilegal :: 

Há uma investigação em curso sobre a participação do empresário Rodrigo Cataratas [por suspeita de promover apoio logístico ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Esse empresário foi candidato [a deputado federal] pelo partido de Bolsonaro. Felizmente ele não chegou a ganhar. Então há forte influência de políticos e empresários locais.

Uma operação da Polícia Federal chegou investigar desvio de medicamentos que foram comprados para tratar os indígenas… 

Isso, há essa influência de políticos locais de indicar pessoas e apadrinhados políticos para desviar recursos e atender empresários locais. Então chegou o momento de mudar isso. O governo deve respeitar as indicações do movimento indígena.

Qual deve ser o próximo passo para solucionar de uma vez por todas a situação dos Yanomami? 

A gente espera que sejam adotadas medidas urgentes. É preciso ações para atender o povo Yanomami e, de fato, acelerar o processo de retirada de invasores da Terra Indígena, que está gravando a situação.

Há inclusive decisão judicial determinando que a União cria o plano emergencial de atendimento aos indígenas e de retirada dos invasores. Isso tem que ser feito na prática, com participação das lideranças e organizações indígenas que atuam com o povo Yanomami.

As lideranças indígenas seguem ameaçadas nos territórios. Estão expostas a garimpeiros armados, muitas vezes ligados a facções criminosas do Sudeste. Como protegê-las?

É verdade. Existe uma rede proteção federal, mas deveria ser adaptada à realidade indígena. A gente precisa garantir a proteção dessas pessoas, ouvindo as lideranças e a realidade de cada uma. Não existe nenhum programa específico de proteção a esses povos.

:: Garimpo ilegal traz fome, doença e exploração sexual para território Yanomami, diz estudo ::

Há inclusive lideranças que estão no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). Mas isso não garante, de fato, a proteção interna. E, com essas denúncias, a repercussão da situação da terra Yanomami veio à tona, inclusive essa dificuldade na segurança.

Edição: Rodrigo Durão Coelho