Guerrilha contra o fascismo: Assessor da FUP lança livro com coletânea de crônicas

Foto: Rui Porto Filho

O Sindipetro-NF promoveu nesta terça, 26, no Teatro da entidade, em Macaé, o lançamento do livro “Guerrilha: o combate ao neoliberalismo e ao fascismo, em 6 anos de crônicas” (Editora Dialética), do advogado Normando Rodrigues, assessor jurídico da FUP e do Sindipetro-NF.

O evento contou com uma roda de entrevistadores, com participação do ex-coordenador da FUP e diretor licenciado do Sindipetro NF, José Maria Rangel, do Jornalista e professor Vitor Menezes, da Advogada Camille Fonseca, do Secretário da Juventude do PT de Macaé, Leopoldo Antunes, do diretor licenciado do Sindipetro-NF, Alessandro Trindade. A entrevista foi mediada por Alcysio Canette, da produtora Atabaque, responsável pelo Podcast Cálice – O caso de José Jobim.

Foto: Rui Porto Filho

O livro, o segundo lançado pelo advogado, reúne as crônicas semanais do autor publicadas no jornal “Nascente” do Sindipetro NF, entre os anos de 2016 e 2021, anos que  o Brasil sofreu com uma grande ruptura institucional iniciada a partir do golpe de 2016. A obra também reúne textos que foram publicados pela Revista Fórum.

A precisão e a intensidade das crônicas, bem conhecidas do leitor e da leitora do boletim semanal, quando reunidas, acabam por formar um quadro que representa toda uma época trágica para o país, após o golpe contra a presidenta Dilma. Segundo Normando,  o livro busca contribuir no esclarecimento sobre a ascensão do fascismo no Brasil.

“A ideologia do Lobisomem que ocupa o Palácio do Planalto não é apenas mais uma visão social de mundo, mas a sistematização da misoginia, das discriminações, da brutalidade no trato, da morte como legítimo instrumento político. O fascismo, a rigor, é inimigo da própria humanidade e precisa ser denunciado como tal”, disse.

[Atualizada em 28/07, com informações do Sindipetro NF]