Guerra, energia e o mapa do poder mundial são temas de novo livro do Ineep

Foto: Divulgação/Ineep

O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) lançará, na próxima quinta-feira (15/06), o livro “A guerra, a energia e o novo mapa do poder mundial”, coletânea de 33 artigos e entrevistas organizados pelo Professor Emérito da UFRJ José Luís Fiori. O lançamento ocorrerá, às 18 horas, em Webinário no canal do youtube do Instituto, com a presença dos autores.

Editado pela Vozes, o livro apresenta, em suas 224 páginas, artigos dos pesquisadores do Ineep: José Luís Fiori, José Sérgio Gabrielli, Rodrigo Leão e William Nozaki, os quais abordam as grandes transformações internacionais e o processo de reconfiguração da geopolítica energética do sistema mundial. O livro ainda conta com quatro entrevistas concedidas por Fiori entre 2020 e 2022.

O Webinário será mediado pela diretora técnica do Ineep, Ticiana Alvares. Ao longo do programa, os pesquisadores terão oportunidade de comentar o quadro recente das conjunturas nacional e internacional que resultaram nas análises feitas nos artigos.

“O livro traz um pouco das movimentações das grandes potências, seja para garantir sua segurança energética, seja na utilização dos recursos energéticos como instrumentos de poder, em um mundo em transição, marcado pela parceria sino-russa e pela queda de poder relativa da hegemonia estadunidense”, comenta Ticiana.

[Do site do Ineep]