As assembléias estão aprovando a greve de cinco dias indicada pela FUP para ter início à zero hora…
Imprensa da FUP
As assembléias estão aprovando a greve de cinco dias indicada pela FUP para ter início à zero hora de 23 de março. Nas bases do Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, os trabalhadores já concluíram as assembléias e aprovaram por ampla maioria os indicativos da Federação. Na Bacia de Campos, das 44 plataformas da região, até o momento, 34 já aprovaram a greve, assim como todas as bases de terra. O movimento também está sendo aprovado em todas as unidades do Sindipetro Unificado de São Paulo, assim como no Ceará, Paraná, Santa Catarina e Duque de Caxias, onde as assembléias ainda não foram concluídas. Na Bahia, a greve também está sendo aprovada e os trabalhadores já estão rejeitando a proposta de PLR apresentada pela Petrobrás ontem (16).
Lucro recorde, PLR rebaixada
Apesar do lucro da Petrobrás em 2008 ter sido recorde (65,55% superior ao de 2007), a proposta de PLR apresentada à FUP segunda-feira, 16, está aquém dos valores pagos pela empresa nos últimos quatro anos. Além disso, a Gerência de RH da Petrobrás não tem como assegurar se o pagamento será feito de uma única vez, como cobra a Federação, nem tampouco a data em que os trabalhadores receberiam. Também não há ainda proposta de PLR por parte da Refap, Petroquisa e TBG, subsidiárias que fecharam o ano de 2008 com prejuízos.
Conselho Deliberativo
A FUP convocou os sindicatos para reunião do Conselho Deliberativo, na quarta-feira, 18, no Rio de Janeiro, quando a proposta apresentada pela Petrobrás será avaliada, assim como o quadro nacional de mobilização da categoria.
Eixos da greve
PLR 2008 condizente com os resultados produzidos pelos trabalhadores e paga de uma única vez; negociação do regramento das PLRs futuras; garantia dos postos de trabalho no Sistema Petrobrás; condições seguras de trabalho para acabar os acidentes e mortes na empresa; extraturno (dobradinha) para todos os petroleiros.