Greve dos trabalhadores da Great Oil na Bahia e em Maceió faz empresa apresentar nova proposta de ACT

Conforme deliberação da assembleia que aconteceu de modo virtual na noite da última quinta-feira, 27/01, os trabalhadores da Great Oil da Bahia e de Maceió iniciaram às 6h desta quarta-feira (02/02) uma greve por tempo indeterminado por avanços nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Na segunda-feira, 31/01, a empresa apresentou a proposta de 5% de reajuste salarial e de 20% de aumento no ticket alimentação, que passa para o valor de R$ 600,00. Todos retroativos a setembro. A proposta foi analisada e rejeitada pelos trabalhadores em assembleia virtual na noite da terça -feira (1) e mantida a greve, que na Bahia está sendo realizada na cidade de Pojuca, onde está localizada a sede da Great Oil no estado.

Em busca de avanços

Após quatro horas de paralisação, com adesão de 100% dos trabalhadores na Bahia e em Maceió, a direção da Great Oil apresentou uma nova proposta, o que fez com que os trabalhadores decidissem em assembleia, por unanimidade, suspender a greve para retornar à mesa de negociação. A decisão foi tomada porque a empresa concordou em adequar e corrigir a fórmula de cálculo da hora extra e conceder em um prazo de 90 dias férias para todos os trabalhadores que estejam com duas férias vencidas. Além disto, todos aqueles que ganham salário mínimo terão os seus salários corrigidos pelo mínimo de 2021, sendo que todas as diferenças serão pagas em um prazo de três meses. A Great Oil se comprometeu também em providenciar o funcionamento do plano de saúde, o mais rápido possível.

Na mesa de negociação, os trabalhadores e o Sindipetro vão lutar por avanços no índice salarial. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 8%, retroativo a setembro.

Para o diretor de comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa, os avanços que vieram a partir da paralisação dos trabalhadores são uma grande vitória. “Estamos passando por um momento de muita dificuldade e estamos vendo as empresas tentarem restringir e tirar direitos, e, principalmente, se recusando a conceder reajustes que possam recuperar o poder de compra dos salários, por isso é importante a união dos trabalhadores em torno do sindicato, pois o fortalecimento da entidade sindical é também o fortalecimento da categoria, por isso a importância da sindicalização”, ressalta.

De outubro de 2021 a fevereiro de 2022, o Sindipetro Bahia já fechou 17 acordos coletivos de trabalho, garantindo os direitos dos trabalhadores do setor privado de petróleo. O sindicato entende a importância e valoriza este segmento da categoria, reiterando o seu compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras do setor privado.

 Clique aqui para ler o ofício enviado pela Great Oil para o Sindipetro

 

Clique aqui para ler o ofício com reivindicações de avanços no ACT enviado pelo Sindipetro para a Great Oil

 

[Da imprensa do Sindipetro BA]