Greve dos trabalhadores da Bahia Pet completa doze dias

A ocupação da fábrica de Plásticos Bahia Pet, no Centro Industrial de Aratu (CIA)na Bahia, já completou doze dias…












Com informações do Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia

A ocupação da fábrica de Plásticos Bahia Pet, no Centro Industrial de Aratu (CIA)na Bahia, já completou doze dias e até o momento a direção da empresa não apresentou uma proposta para acabar com o movimento de greve dos trabalhadores. No último sábado (31), o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia obteve uma liminar que proibe a retirada de equipamentos ou produtos do local, por parte da empresa ou de clientes. Em caso de descumprimento desta liminar será aplicada uma multa diária de R$ 1.500.

Os trabalhadores da Bahia Pet iniciaram a paralisação no dia 23/07 para pressionar a empresa a pagar salários e benefícios que estavam atrasados há oito meses, além do pagamento de rescisão trabalhista dos demitidos. Inclusive desde 2005, a Bahia Pet não vinha depositando FGTS nem INSS.

A ocupação na fábrica aconteceu porque o Sindicato descobriu que a empresa iria retirar equipamentos e matéria-prima sem informar aos trabalhadores. A Bahia Pet alega que desde 2006 tramita uma Ação de Recuperação Judicial na Vara da Justiça e já tem um plano de Recuperação, mas não se posiciona em relação à quitação dos salários e benefícios atrasados. Por isso, os trabalhadores só vão deixar o local e voltar ao trabalho, após a empresa quitar esse débito.  

A Bahia Pet é uma empresa de plásticos que trabalha com material reciclado e garrafas PET.