Greve dos bancários pode chegar ao fim com nova proposta de reajuste e acordo sobre dias parados

 

FUP

Após mais de 16 horas de negociação tensa, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou nesta sexta-feira, 11, aos bancários uma nova proposta de reajuste, elevando para 8% o reajuste salarial e aumentando em 8,5% o piso salarial,  o que representa ganho real de 2,29%. Os bancários também conquistaram uma nova proposta de reajuste da PLR, além de benefícios novos, como o vale-cultura, combate a práticas de assédio moral e prevenção de conflitos no ambiente de trabalho. 

Os banqueiros tentaram emplacar a proposta de compensação de todas as horas paradas durante a greve em um período de 180 dias. Após pressão dos sindicalistas, a Fenaban aceitou compensar no máximo uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro.

Em razão desses avanços, o Comando Nacional dos Bancários orientou os sindicatos a realizarem assembleias até segunda-feira, 14, com indicativo de aceitação da nova proposta.  A greve dos bancários  entrou sexta-feira, 11, em seu 22ª dia. Durante esse período, 12.140 agências em todo o país permaneceram paralisadas.