Governo garante apoio à CUT e aos movimentos pela democratização da comunicação

Governo atende CUT e movimentos pela democratização. Conferência Nacional de Comunicação…

CUT

Governo atende CUT e movimentos pela democratização. Conferência Nacional de Comunicação já é realidade.

Em reunião na manhã desta terça-feira em Brasília com a CUT, os movimentos sociais e demais entidades que lutam pela democratização da comunicação, o governo federal confirmou para os dias 1 a 3 de dezembro a realização da Conferência Nacional de Comunicação.

"Com a confirmação concretizamos uma luta histórica, uma demanda dos movimentos sociais que deve apontar para a construção de políticas públicas de comunicação, de um novo marco regulatório que faça frente à desinformação e ao monopólio da palavra exercido pela grande mídia", declarou a secretária de Comunicação da CUT nacional, Rosane Bertotti, que participou da reunião.

Na avaliação de Rosane, "este é um momento bastante propício para irmos além da reflexão e denúncia dos efeitos nocivos provocados pela concentração midiática sobre o terreno da consciência. Precisamos abrir espaço sendo propositivos, a fim de erguermos coletivamente um novo sistema de comunicação, plural, que dê espaço para a diversidade e para o debate de idéias, colocando a informação a serviço da verdade e não de interesses econômicos". Do ponto de vista cutista, ressaltou a secretária nacional de Comunicação, "é uma excelente oportunidade para espraiarmos este debate, trazendo a riqueza da contribuição das nossas bases, articulando com as demais entidades populares propostas que dêem visibilidade aos atores sociais, constantemente criminalizados por uma mídia que atenta contra o interesse nacional, que multiplica a desinformação, a violência e o preconceito".

Entre outros, estiveram presentes a deputada federal Luiz Erundina (PSB-SP), da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, representantes da Casa Civil, da Secretaria Geral da Presidência, do Ministério das Comunicações, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e do Coletivo Intervozes. Nas próximas semanas será lançado o decreto convocando o evento. As entidades da sociedade civil voltam a se reunir na próxima sexta-feira (6), em Brasília, para definir os nomes que participarão da Comissão Organizadora da Conferência.