Globo insiste em atacar a Petrobrás e volta a pregar entrega do pré-sal

 

Em mais um editorial, o jornal O Globo volta a pregar nesta terça-feira, 16, a entrega do pré-sal às multinacionais do petróleo, como Shell, BP, Exxon e Chevron. Em um intervalo de 48 horas, este é o segundo editorial em que o jornal, porta voz das corporações e dos setores privatistas do país, declara expressamente que a Petrobrás, que é operadora única do pré-sal, não pode mais garantir a soberania nacional. 

“Se o governo quisesse amanhã promover a licitação de qualquer outra área no pré-sal esbarraria na impossibilidade de a Petrobras assumir mais compromissos tão vultosos. Isso não faz sentido, porque amarra o desenvolvimento da indústria petrolífera do país como um todo”, diz o texto. 

De acordo com o editorial da edição de hoje do jornal, o Brasil deveria continuar com o modelo de concessão para o pré-sal. “Enebriado pela possibilidade de ter encontrado uma “nova Venezuela” nas águas ultraprofundas da Bacia de Santos, o governo Lula cometeu o equívoco de achar que não havia risco e nem qualquer outro obstáculo financeiro para explorar essa promissora fronteira petrolífera. Em vez de adaptar o modelo de concessões, já bem-sucedido, resolveu mudar tudo, optando pela partilha de produção”, desdenha o jornal. 

“A crise em que a Petrobras está mergulhada, a partir da descoberta de grande esquema de corrupção dentro da empresa, com suas cotações derretendo nas bolsas, — embora seja uma companhias com expressivo potencial de crescimento de reservas — obriga o governo a fazer uma reflexão sobre erros cometidos, como essas exigências do modelo de partilha de produção de futuros blocos no pré-sal”, conclui o editorial do Globo.

Fonte: FUP, com informações do editorial do Globo