Gerências da Petrobrás extrapolam novamente nas mobilizações

Ameaças, pressões, intimidações e total irresponsabilidade com a segurança. As gerências da Petrobrás e da …

Imprensa da FUP

Ameaças, pressões, intimidações e total irresponsabilidade com a segurança. As gerências da Petrobrás e da Transpetro voltaram a extrapolar nas mobilizações da categoria. No Terminal de Guararema, em São Paulo, os dirigentes do Sindipetro Unificado-SP foram impedidos de entrar na unidade nesta quinta-feira, 19, para conversar com os trabalhadores. Na Rlam, os dirigentes sindicais de base, em vigília na refinaria, enfrentam as ameaças e pressões da gerência, impedidos de entrar na unidade. Em resposta à truculência do gerente da Rlam, os trabalhadores aprovaram cortar a rendição dos grupos dos turnos da zero hora e das 8 horas desta sexta-feira, 20.

Esses dois episódios ocorreram um dia após os petroleiros do Terminal de Cabiúnas, em Macaé, terem sido ameaçados de punição durante a vigília de 24 horas que fizeram. O acirramento das gerências diante de mobilizações legítimas da categoria por melhores condições de trabalho e ampliação de direitos comprova, mais uma vez, como estão despreparadas para lidarem com situações de conflito.

Na queda de braço com os trabalhadores, alguns gerentes chegam a colocar em risco a segurança das unidades e a vida das equipes. Foi o que aconteceu na plataforma Namorado 2, na Bacia de Campos, durante as mobilizações dos dias 08 e 09. Seguindo indicativos do Sindipetro-NF e da FUP, os petroleiros suspenderam a emissão de PTs e trabalhos rotineiros. O gerente da plataforma, tentando manter a produção a qualquer custo, violou as normas de segurança, rasgando todos os procedimentos de SMS e colocando em risco a vida dos 148 trabalhadores que estavam a bordo.

Leia a seguir o relato da equipe da plataforma, em denúncia feita à FUP e ao Sindipetro-NF:

 "Os trabalhadores de PNA-2, em estado de greve e assembléia permanente, sob gerência do Geplat embarcado Luiz Carlos Figueira Bairral, denunciam um ato de extrema irresponsabilidade e total falta de comprometimento com a "política de SMS" da Petrobrás, realizada na plataforma pelo Coprod Inácio Jose dos Santos, ocorrido em 09/11/2009 durante o movimento de paralisação de PTs e serviços rotineiros Após a atuação de shutdown na planta (ocorrido pela manhã), foi constatado que houve um bujonamento indevido do escape da solenóide SV-60169, responsável pelo shutdown nível 3 do painel de controle automático dos poços (painel AUTOCOM), com o objetivo de retornar e/ou manter a produção. Após solicitação do Coman Ildefonso Alvarenga Cordeiro, por volta das 14:30h, a equipe de Manutenção foi ao local, onde ocorreu a constatação do fato e recomendou a retirada imediata do bujão. Em análise realizada em assembléia, foi concluído que no caso de um possível shutdown, a referida solenóide não despressurizaria as linhas dos poços, que seria um recurso de segurança de controle de emergência da plataforma, o que poderia ocasionar conseqüências gravíssimas, não somente para unidade, como também para a vida de 148 pessoas embarcadas." Trabalhadores de PNA-2