Gerência de SMS mente sobre eleições da Cipa na Bacia de Campos

A gerente setorial de SMS da UN-BC, Nádia Gama Mussi, que preside a Cipa da Bacia de Campos…

Sindipetro NF

A gerente setorial de SMS da UN-BC, Nádia Gama Mussi, que preside a Cipa da Bacia de Campos, enviou aos trabalhadores mensagem que contém diversas inverdades sobre o processo de eleição para as Cipas das plataforma, que a empresa tenta realizar nas unidades onde os trabalhadores, soberanamente, optaram por não conferir quorum, para que não fosse legitimada uma fraude.

Entre as mais graves mentiras do documento, está a de que o Sindipetro-NF ainda estaria participando da comissão eleitoral. O sindicato, na verdade, se retirou da comissão justamente por não concordar com o processo, como noticiou várias vezes em seus boletins. 

A suspeição sobre o processo eleitoral se deu em razão de manipulações exercidas pela Petrobrás. Em PCE-1, uma das inscrições feita para a CIPA foi indevidamente transferida (a comissão eleitoral não pode transferir inscrições). Em PRA-1, quatro inscrições foram canceladas, tendo uma delas chegado a figurar na tela de votação, com a alternativa de votar no companheiro. E em P-48, uma inscrição também foi cancelada. A Petrobras não transferiu as pessoas, pois para isso é necessário informar essa movimentação ao sindicato (a informação de transferência é posterior ou não existiu).  

A entidade pediu formalmente, à Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, o cancelamento das eleições e respeito às inscrições. A DRT é o órgão previsto na NR-05 para decidir pelo cancelamento.  O RH da empresa está informado sobre o pedido de cancelamento. Já ocorreram, inclusive, reuniões entre o sindicato, o RH e o Superintendente da DRT. 

Para o Sindipetro-NF, a Petrobrás não pode escolher algumas pessoas para não permitir suas candidaturas. Isso põe em risco a conquista da CIPA por plataforma. A unidade dos trabalhadores não vai permitir que discursos divisionistas, que tentam segregar a UN-BC do restante das unidades, obtenham sucesso na tentativa de impor uma eleição fraudada por mais esta atitude antissindical.

A entidade entende ainda que o documento emitido pela gerente representa um gesto de desespero diante do sucesso do boicote empreendido pelos trabalhadores, sob orientação do sindicato, quando se aproxima o fim do novo período de votação, no próximo dia 18.