Gerência de P-38 corta alimentação durante a noite e mantém refeitório fechado

O Sindipetro-NF recebeu denúncia de que os petroleiros e petroleiras da plataforma P-38, na Bacia de Campos, estão sem acesso a qualquer alimento no intervalo entre 21h30 (horário do último lanche) e 5h da manhã (quando é servido o café da manhã).

Os relatos são de que, sob a justificativa de prevenção à Covid-19, um geplat da unidade desembarcou o padeiro e cozinheiro da noite — que acabaram demitidos pela empresa CIS. Com isso, foram cortadas a ceia e qualquer outra refeição à noite.

Pelo menos 11 pessoas estão sendo impactadas diretamente pela medida: dois técnicos da operação, dois marinheiros, um oficial de náutica, um técnico de química, um operador de rádio e quatro trabalhadores da movimentação de cargas.

Neste período, os petroleiros e petroleiras ficam sem acesso até mesmo a um lanche rápido. O refeitório permanece trancado. O Sindipetro-NF adverte que tanto o contrato com a empresa quanto a legislação prevêem alimentação neste período.

A entidade cobrou da Petrobrás a correção do problema. O NF considera desumano este tratamento aos trabalhadores. “A empresa empurra escalas maiores e ainda corta alimentação. Não temos somente máquinas a bordo. E da mesma maneira que as máquinas as pessoas precisam de cuidados. Não vejo a gestão retirando uma manutenção preventiva de um equipamento, mas a refeição dos trabalhadores é cortada facilmente”, protesta o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.

[Da imprensa do Sindipetro NF]