A comissão de parlamentares da Câmara dos Deputados cancelou a visita que faria à Replan na tarde desta sexta-feira (24/11). A gerência da refinaria não permitiu que membros do Sindicato acompanhassem a “inspeção”.
Em reunião hoje à tarde, na sede do Sindicato, na Regional Campinas, o deputado federal Vicentinho (PT-SP), integrante da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, pediu informações detalhadas sobre a parada emergencial da Replan, ocorrida no dia 1º de novembro, e afirmou que a visita parlamentar só será realizada com a presença dos sindicalistas. Se houver consenso com a empresa, uma nova data será agendada.
Os deputados decidiram vistoriar as condições da Refinaria de Paulínia, após o acidente, que provocou a paralisação de todas as unidades operacionais da empresa e lançou fluídos tóxicos e inflamáveis na atmosfera, assustando os trabalhadores e moradores da região. A produção da Replan demorou mais de uma semana para ser normalizada.
Causas e responsabilidade
A visita à Replan foi marcada com o objetivo de averiguar os motivos que provocaram a situação de emergência na refinaria e as medidas tomadas até agora pela empresa para a solução do problema e a prevenção de novos acidentes de trabalho. Os parlamentares também querem informações sobre a redução dos efetivos operacionais.
Fonte: Sindipetro Unificado de São Paulo