Geplat da P-48, na Bacia de Campos, descumpre acordo e pune trabalhadores

Trabalhadores do Grupo 1 de P-48 estão sendo punidos por gerente que não honra compromisso firmado há anos entre a Petrobrás e Sindipetro

 Sindipetro-NF

No dia 5 de janeiro, os 13 empregados que não embarcaram para P-48 no dia 30 de dezembro foram punidos com advertência escrita e com o desconto de um dia de trabalho pelo Geplat, Jose Valdir Brescansin, sem direito a defesa. Os trabalhadores fizeram valer um compromisso assumido há vários anos entre o Sindipetro-NF e a UO-BC, que diz que ultrapassadas cinco horas do horário de voo, o mesmo deve ser transferido. Ao contrário disso, o Geplat quebrou esse compromisso, que foi assumido depois que o NF começou a criticar o embarque tardio, que gerava risco de acidentes por cansaço dos petroleiros. O Sindipetro-NF já cobrou uma posição aos RHs da UO-Rio e do E&P- Corporativo, mas até agora não obteve nenhuma resposta.

Entendendo os fatos 

No dia 30 de dezembro, 13 trabalhadores do Grupo 1 de P-48, após cumprir todos os procedimentos de embarque, inclusive voar de Macaé com destino à plataforma não puderam pousar porque havia outra aeronave no heliponto. Foram obrigados a retornar ao aeroporto porque não havia combustível suficiente para aguardar. 

Ao chegar em Macaé, foram encaminhados para a sala de briefing, onde receberam esclarecimentos do piloto e a informação de um responsável pela segurança de voo, que a aeronave estava sendo reabastecida para voar novamente à P-48.

Do horário previsto para o  embarque que era 9h30 até a chamada para reembarque às 14h33, foram ultrapassadas as cinco horas determinadas nesse compromisso. A última chamada aconteceu três minutos de expirado o prazo acordado. O funcionário do Apoio Aéreo já tinha inclusive informado sobre a transferência do voo, quando chegou a exigência do Geplat, Jose Valdir Brescansin, para que embarcassem naquela data.

Sem condições psicológicas e cansados pelo ir e vir para a unidade, os trabalhadores não embarcaram no mesmo dia, em voo determinado pelo Geplat. Só embarcando no dia seguinte pela manhã. Esse gerente tem um histórico de tentar burlar o compromisso com as 5 horas em outros episódios, de espalhar boatos e de perseguir trabalhadores que defendem seus direitos 

Indicativo

O Sindipetro-NF vai lutar para a retirada imediata das punições, que considera como absurdas, porque os trabalhadores nada fizeram além de cumprir o Acordo feito com a empresa para a Bacia de Campos. Também orienta aos petroleiros que passarem pela mesma situação que façam uso do Direito de Recusa e não embarquem.