FUP sedia seminário e debate o futuro da indústria

O seminário “Futuro da Indústria: Desafios da Política Industrial” aconteceu hoje, 19 de setembro, na sede da Federação Única dos Petroleiros no Rio de Janeiro e foi promovido pela IndustriALL-Brasil. O evento dá continuidade à agenda nacional de debates sobre um dos setores mais importantes para o desenvolvimento do Brasil com o intuito de diagnosticar os problemas da indústria brasileira em cada região.

A atividade reuniu representantes das centrais sindicais e foi aberta oficialmente pelo diretor da FUP, Gerson Castellano, que destacou a importância da iniciativa da IndustriALL Brasil ao unir a CUT e Força Sindical assim como as parcerias internacionais firmadas, “não podemos dissociar as práticas que temos no Brasil com as que ocorrem no mundo, fomentar essas relações são experiências importantes, aumentam os níveis de discussão e ampliam o entendimento geral para o desenvolvimento da indústria. “

O economista e supervisor do escritório regional do DIEESE no Rio de Janeiro, Paulo Jager, traçou panorama atual da indústria no estado do Rio de Janeiro e afirmou ser este o momento de se discutir a política nacional voltada para a indústria e repensar a política pública para esse setor fundamental, “sem a indústria a gente não tem como pensar o desenvolvimento econômico e social do país. “

“Precisamos pensar a indústria a partir do que ela serve, o que seria uma industrialização orientada, organizar a cadeia produtiva a partir da demanda social”, afirmou o presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo da Silva. Para ele, que é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o objetivo das discussões regionais tem que ser o desenvolvimento da sociedade brasileira, a distribuição de renda e a diminuição das desigualdades. A política industrial deve ter como objetivo a reversão do processo de desindustrialização com a geração de trabalho decente de uma contribuição decisiva para a melhoria da qualidade de vida da população.