FUP se solidariza com familiares dos nove operários mortos em canteiro de obras na Bahia

Acidente em canteiro de obras deixa nove mortos em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Acidente em canteiro de obras deixa nove mortos em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)

"Prestamos neste momento a nossa solidariedade de classe aos trabalhadores da construção civil, através do combativo Sintracon-BA, e aos familiares das vítimas", diz nota da FUP





Imprensa da FUP, com informações da CUT e do G1

A FUP se solidariza com os familiares dos nove operários da construção civil mortos nesta terça-feira, 09, no canteiro de obras de um edifício comercial em Salvador, na região de Iguatemi. O acidente ocorreu após um elevador ter despencado do vigésimo andar, transportando os nove trabalhadores, que morreram na hora.

Condições inseguras de trabalho

A Secretaria de Relações Internacionais e Setor Privado da FUP enviou nota ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção da  Bahia (Sintracom-BA), lamentando o fato e se solidarizando na luta de classe por condições seguras de trabalho.

"Estamos profundamente consternados pela morte prematura dos nossos companheiros vitimados por este trágico acidente. Prestamos neste momento a nossa solidariedade de classe aos trabalhadores da construção civil, através do combativo Sintracom-BA, e aos familiares das vítimas.  Os Petroleiros  fazem parte de uma categoria que também sofre bastante com os acidentes de trabalho. Neste momento reafirmamos o compromisso de estarmos juntos na luta por melhores condições de trabalho e pela vida", ressaltou a Federação.

O secretário de Saúde e Meio Ambiente da Confederação Nacional ds Trabalhadores da Indústria da Construção (Conticom), Edilson Almeida, denunciou as condições inseguras do canteiro de obras. “É visível a situação precária no local do acidente. Se você olhar o prédio, não há uma preocupação com a questão da segurança. Não há, por exemplo, tela de proteção, um dispositivo básico em todas as obras”, declarou o sindicalista, que está no local do acidente acompanhando o desfecho dos fatos. 

“Inclusive, nós teríamos uma reunião marcada para esta tarde com o CPR (Comitê Permanente Regional – fórum de debate sobre normas de segurança para o setor da construção civil), que teve de ser adiada. Vamos reivindicar que ela ocorra o mais rápido possível para cobrarmos uma mais ação mais efetiva frente ao descaso e falta de compromisso com a prevenção dos acidentes. É preciso dar visibilidade para os riscos que correm a maioria dos operários. Com este boom de obras a situação que deveria melhorar só vem piorando”, desabafa Edilson. 

O Sindicato local informou que vai denunciar o caso ao Ministério do Trabalho para que a obra seja embargada.

Investigações

Segundo o portal G1, três equipes dos bombeiros foram encaminhadas para atender a ocorrência. Os corpos dos trabalhadores foram retirados do local e encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML), em Salvador. Familiares de vítimas passaram mal e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Também atuaram no local do acidente equipes da Polícia Militar, funcionários do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e policiais da 16ª Delegacia, responsável pela área, que investigarão as causas do acidente.

Acidente em canteiro de obras deixa nove mortos em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Edifício Comercial 2 tem 20 andares em construção
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

De acordo com a delegada Jussara Santos, a hipótese de superlotação do elevador, por enquanto, é descartada. "Ele tinha capacidade para doze pessoas e, até onde a gente sabe, tinham nove. Houve óbito de todos, inclusive do operador do equipamento. Vamos buscar quem é o responsável, que deve responder por homicídio culposo. A perícia deve ser concluída em 30 dias", explica a delegada. 

O superintendente da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Cláudio Silva, esteve no canteiro e informou que os trabalhos foram suspensos por tempo indeterminado. Silva acrescentou que a obra possui licença e alvará regularizados para funcionamento. O prédio tem 20 andares e mais oito pavimentos de estacionamento.

Em nota, a construtora Segura, responsável pela obra, afirmou que assim que soube do acidente tomou as medidas necessárias para apoiar tanto os demais funcionários envolvidos na construção, quanto os familiares das vítimas. A nota diz ainda que as investigações estão sendo acompanhadas pela construtora, que alega que "o equipamento estava funcionando dentro dos parâmetros de segurança e em perfeito estado de conservação".

Primeiro dia

O operário Ailton Alves Reis, irmão de um dos homens que morreu na queda, afirmou que o acidente ocorreu na terceira vez do dia em que o elevador fazia a subida. Segundo ele, seu irmão era o funcionário Antônio Alves Reis, de 56 anos, conhecido como "Itinga", que estava no primeiro dia de trabalho naquele canteiro. Airton Reis contou que conversou com o irmão momentos antes de entrar no elevador. “Ele disse que ia lá em cima ver como estava o trabalho”, disse Ailton Reis.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom), Raimundo Brito, informou ao G1 que acompanhava o trabalho das equipes da polícia e bombeiros. "Nós não podemos falar muito neste momento, mas infelizmente a construção civil passa por problemas de segurança. Queremos uma discussão sobre segurança e condições de trabalho fora de momentos como este", lamenta Brito.

Acidente em canteiro de obras deixa nove mortos em Salvador (Foto: Tatiana Dourado/G1)Policiais militares observam local do acidente dentro da obra (Foto: Tatiana Dourado/G1)