FUP se reúne com a empresa Engie para tratar sobre ACT e PLR

Diretores da FUP e seus sindicatos se reuniram com representantes da empresa Engie nesta quarta-feira, dia 7 de agosto, para cobrar resposta a pontos de pauta referentes à negociação de Acordo Coletivo de Trabalho que tem data base de primeiro de abril. A FUP reafirmou, na mesa de negociação, os pleitos dos trabalhadores da empresa e a Engie se comprometeu a responder apresentando uma nova proposta até à próxima terça-feira, dia 13 de agosto. Há ainda pleitos da categoria e outros questionamentos feitos pelos sindicatos à empresa, que estão pendentes. Na próxima semana será avaliada a nova proposta que seguirá para deliberação em assembleia.

No mês passado o Sindipetro recebeu denúncia sobre prática antissindical por parte de gestores da Engie. Após a reprovação da proposta pelo trabalhadores a empresa demorou a responder com uma Nova proposta de acordo coletivo, um desrespeito ao processo negocial e aos pleitos da categoria. Os gerentes, segundo os trabalhadores, estariam afirmando que “a empresa dará os benefícios que quiser e na hora que quiser e não por solicitação dos sindicatos”.
Diante da gravidade das denúncias, dirigentes da FUP e dos sindicatos realizaram uma reunião emergencial com a Engie cobrando explicações sobre os relatos de assédios, discriminações e de práticas antissindicais. As entidades repudiaram veementemente a atitude dos gestores, enfatizando que é inadmissível que uma empresa do porte da Engie permita que trabalhadoras e trabalhadores sejam expostos a fatos tão graves.