FUP se mobiliza rumo ao Fórum Social Mundial 2012

O FSM acontece entre os dias 24 e 29 de janeiro, em Porto Alegre

Imprensa da FUP

Entre os dias 24 e 29 de janeiro, será realizado o Fórum Social Temático 2012, na cidade de Porto Alegre e na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul (Gravataí, Canoas, São Leopoldo, e Novo Hamburgo).  Centrado no tema “Crise Capitalista – justiça social e ambiental”, o FST 2012 será uma das atividades preparatórias da Cúpula dos Povos do Rio + 20, que se reunirá no Rio de Janeiro, em junho deste ano. A característica altermundista do evento, iniciada no FSM 2001, não poderia ter um momento mais estratégico para acontecer, já que os debates serão feitos num momento de efervescência mundial, com vários povos em movimento por democracia, liberdade e justiça social.

Desta vez, além das atividades autogestionadas, o Fórum também terá outra dinâmica, através de atividades de grupos temáticos de reflexão, que possibilitará a contribuição de qualquer cidadão que não seja participante de alguma organização.

A FUP, mais uma vez, estará presente nos debates sobre energia, sustentabilidade ambiental e soberania e, nas atividades do MOVA Brasil, projeto de alfabetização de jovens e adultos, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire em parceria com a FUP e Petrobrás. Os dirigentes da Federação e os petroleiros que atuam como articuladores do projeto, farão um debate sobre as práticas de alfabetização na perspectiva do desenvolvimento e da cidadania. A exposição do MOVA será na manhã do dia 28/01, quando também será lançado o livro Mova Brasil: Alfabetização inicial de jovens, adultos e idosos: a ousadia de fazer e o dever de mostrar.

Fórum de Mídia Livre

A FUP também participará das atividades do III Fórum de Mídia Livre, na Casa de Cultura Mário Quintana. O Fórum compartilhará espaço com o evento Conexões Globais, dedicado a oficinas e práticas de comunicação com uso de internet, e que falará por meio de painéis e webconferências com indignados e indignadas que mundo afora estão utilizando as redes para mudar regimes, contestar políticas autoritárias e defender direitos e democracia direta.

O Fórum de Mídia Livre introduzirá nesse ambiente o debate conceitual e político e as propostas para uma comunicação radicalmente democrática. É a terceira edição promovida pela comunicação brasileira e exibe uma pauta que vai bem longe de um debate corporativo entre pequenos meios. É estratégica. Acena para o direito à comunicação como estruturante dos debates. Para as políticas públicas como condicionantes da regulação, acesso e democratização da mídia. E para a apropriação tecnológica como um dos horizontes imediatos do movimento e também ferramenta de mobilização.