FUP saúda novo presidente dos metalúrgicos do ABC

Moisés Selerges da Mercedes-Benz, é o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, substitui Wagner Santana, o Wagnão, da Volkswagen, que estava no cargo desde 2017. O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar enviou vídeo parabenizando e desejando boa sorte a Moisés. Em sua fala, Deyvid destacou a parceria histórica entre os petroleiros e os metalúrgicos “realizamos greves no processo de redemocratização do país como a greve geral em 1985, assim como outras tantas lutas em defesa da soberania nacional e da classe trabalhadora”.

Assista ao vídeo.

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia na sede da entidade e afirmou que os jovens de hoje têm muito mais estudo que os trabalhadores de sua geração, mas têm mais incertezas quanto ao futuro profissional. Lembrou que durante anos se insistiu no discurso de que direitos eram “custo Brasil” e que na medida em que eles diminuíssem a mão de obra ficaria mais “barata” e haveria mais empregos e melhores salários. “É mentira”, acrescentou. O ex-presidente citou dados divulgados pelo IBGE apontando a maior queda na renda na série histórica de pesquisa sobre o mercado de trabalho.

Moisés afirmou que o sindicato vive seu “terceiro grande desafio histórico”. O primeiro foi na própria construção da entidade, no final dos anos 1950, um período turbulento e marcado pela chegada de multinacionais ao Brasil. E o segundo foi a “reação organizativa-sindical” ao arrocho salarial imposto pela ditadura. E agora com a nova realidade do mundo do trabalho, que exige compreensão e visão “de baixo para cima”.

[Com informações do Brasil 247]