FUP reúne-se com Ministério Público do Trabalho para discutir Ação de primeirização na Petrobrás

A direção da FUP reuniu-se também nesta terça-feira, 14, com o procurador do Ministério…

Imprensa da FUP

 

A direção da FUP reuniu-se também nesta terça-feira, 14, com o procurador do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), Rodrigo Carelli, para saber detalhes sobre a Ação Civil Pública que cobra a efetivação dos trabalhadores concursados no processo seletivo da Petrobrás, que até o momento não foram convocados pela empresa. A ação é movida pelo MPT e está em tramitação na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, onde já foi julgada em primeira instância.

 

O procurador esclareceu que a decisão da juíza Maria Letícia Gonçalves, da 69ª Vara Trabalhista, determinou multa à Petrobrás de R$ 30 milhões, pela não efetivação dos concursados, além de uma perícia nas unidades da empresa, para averiguar o número de trabalhadores terceirizados que estão atuando em atividades permanentes. Após a realização deste levantamento, os trabalhadores concursados terão que ser efetivados e a Petrobrás deverá realizar novos concursos públicos para que as demais vagas sejam preenchidas.

 

A direção da FUP se colocou à disposição do Ministério Público do Trabalho para contribuir com apoio político e institucional no andamento da Ação Civil Pública, frisando que a Federação defende a primeirização de todos os postos de trabalho em atividades permanentes nas empresas do Sistema Petrobrás.