FUP reúne-se com Dilma e reafirma apoio dos petroleiros à candidata

Nesta quinta-feira, 28, a direção da FUP e representantes dos sindicatos dos petroleiros se reuniram em Brasília, com a candidata do PT à Presidência…





Imprensa da FUP

Nesta quinta-feira, 28, a direção da FUP e representantes dos sindicatos dos petroleiros se reuniram em Brasília, com a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff e com o seu coordenador de campanha, José Eduardo Cardoso. A reunião foi solicitada pela Federação Única dos Petroleiros, para expressar o apoio da categoria à candidata, e demonstrar a preocupação da maior parte da população, que diante do atual processo de disputa, teme a volta de políticas neoliberais de privatização, a retirada de direitos e a precarização do trabalho, principalmente em relação à Petrobrás e à exploração do pré-sal.

Para os petroleiros e muitas outras categorias de trabalhadores, que durante os últimos oito anos, acompanharam diversos avanços proporcionados pelo governo Lula, o Brasil não pode retroceder. Por isso, foi entregue à candidata Dilma, uma carta de apoio aos avanços das políticas estruturais do governo Lula, que vêm promovendo a cidadania para milhões de brasileiros e brasileiras, antes relegados à exclusão social e à miséria, e colocando o Brasil como um dos principais atores das relações internacionais na disputa de hegemonia.

“Uma coisa me chamou a atenção na fala da FUP. A Petrobrás era empresa pequena, tanto no que se refere ao número de empregados, quanto aos investimentos. Ela era uma empresa de US$ 15 bilhões", disse. "Hoje é a segunda maior empresa de petróleo do mundo. E isso aconteceu porque ao longo do governo nós fizemos um processo de valorização e fortalecimento da Petrobras. Ela foi capaz de voltar a investir em exploração e prospecção de petróleo, em refinarias e voltou a investir na produção de petroquímicos.” afirmou a candidata.

Pré-sal

Ela disse que o projeto tucano para a estatal e para a exploração é muito diferente e isso tem sido comprovado pelas declarações de aliados do candidato José Serra em entrevistas aos órgãos de imprensa. Os tucanos da equipe de José Serra têm criticado até mesmo o investimento da Petrobras no refino de petróleo no Brasil.

"O que nós queremos é o controle desse óleo na mão do povo brasileiro e não na de empresas estrangeiras”, disse, sobre o novo marco regulatório para exploração na camada pré-sal.

Durante a II Plenária Nacional dos Petroleiros, realizada em junho deste ano, em Brasília, os trabalhadores do Sistema Petrobrás declararam apoio à candidata Dilma Rousseff. Desde então, a categoria tem estado alerta e em luta constante para eleger a sucessora do projeto iniciado pelo governo Lula. A primeira mulher a presidir o Brasil.

Assista o vídeo da reunião: http://www.fup.org.br/index_videos.php