FUP reúne-se com a presidente da Petrobrás e cobra nova proposta de PLR

alt
alt

FUP

A FUP reuniu-se no final da tarde desta quarta-feira, 11, com a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster e o diretor Corporativo e de Serviços, José Eduardo Dutra, para cobrar uma solução para o impasse em que se encontram as negociações de quitação da PLR 2011 e regramento das PLRs futuras. A reunião foi agendada em resposta à solicitação da Federação, que encaminhou na semana passada documento à presidente, reiterando a rejeição das propostas feitas pela empresa e cobrando avanços na negociação. Clique aqui para ver o documento que a FUP enviou à presidente da Petrobrás.

A FUP criticou o desrespeito da Petrobrás, que, apesar de ter apresentado um lucro menor em 2011, comparativamente a 2010, elevou em 2,3% os dividendos dos acionistas e reduziu em 7,8% o montante da PLR dos trabalhadores. A FUP cobrou que a empresa estenda aos petroleiros o mesmo tratamento que foi dado aos seus acionistas, aumentando a proposta de PLR na mesma proporção dos dividendos, ou seja, 2,3% a mais do que a foi paga em 2010.

A presidente Maria das Graças Foster e o diretor José Eduardo Dutra ouviram as argumentações dos dirigentes da FUP e se comprometeram a avaliar a possibilidade de apresentarem uma nova contraproposta para quitação da PLR 2011. Os sindicalistas ressaltaram que o prazo para que a empresa se posicione termina nesta quinta-feira, 12, e que as assembléias começarão a avaliar o indicativo de greve a partir do dia 20, por tempo indeterminado.

Intensificar as mobilizações e aprovar a greve

A FUP orienta os sindicatos a intensificarem as mobilizações para arrancarem da empresa uma nova contraproposta. Nesta quinta-feira, 12, o Sindipetro Unificado-SP deu continuidade aos atos e atrasos no expediente, mobilizando os trabalhadores do HA da REPLAN e da RECAP, assim como dos terminais de São Caetano, Barueri, Guararena e Guarulhos. Além de avanços na negociação da PLR, as mobilizações cobraram também soluções para as demandas locais dos trabalhadores.

Nas bases da Bahia e do Rio Grande do Norte, já começaram as assembleias para avaliar o indicativo de greve a partir do dia 20, conforme decisão dos sindicatos no Conselho Deliberativo da FUP. Os trabalhadores estão aprovando por ampla maioria a greve. O calendário de assembleias indicado pelo Conselho é do dia 13 ao dia 19.